sicnot

Perfil

Mundo

Independentistas alcançam acordo para tentar nomeação de Puigdemont

Yves Herman

O ex-presidente do governo autónomo da Catalunha Carles Puigddemont e a secretária-geral da Esquerda Republicana alcançaram um acordo para a constituição da Mesa do Parlamento e estudo da forma de nomeação do presidente da Generalitat.

Segundo a agência EFE, Puidgemont, que se encontra na Bélgica, e a secretária-geral da Esquerda Republicana (ERC), Marta Rovira, concordaram constituir a Mesa do Parlamento catalão e conseguir a investidura do presidente da Generalitat.


O acordo prevê a análise de um processo jurídico que possibilite a investidura através da internet, visto que Puigdemont está ausente de Espanha, onde o espera uma ordem de detenção.


A formação política Juntos pela Catalunha (JxCAT), ligada ao ex-presidente da autonomia, pretende uma investidura através de Skype (forma telemática, de acordo a terminologia usada pela legislação espanhola), ou em alternativa delegar a um deputado presente a leitura do discurso de Puigdemont.


Fontes da ERC disseram à EFE que vão pedir aos serviços jurídicos do partido para estudar a viabilidade das propostas do JxCAT.


Permanece, no entanto, a incógnita sobre a situação dos deputados que permanecem em Bruxelas junto a Puigdemont: se continuam na Bélgica ou regressam a Espanha onde arriscam a detenção.


Segundo a EFE o acordo entre Puigdemont e Marta Rovira foi alcançado após um encontro na terça-feira à noite, em Bruxelas, e a uma semana antes da constituição do novo Parlamento da Catalunha.

Com Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17