sicnot

Perfil

Mundo

Rainha Isabel II releva dificuldades que teve no dia da coroação

A rainha Isabel II é protagonista do documentário "The Coronation" que revela algumas curiosidades sobre o dia da coroação. Em entrevista à BBC, a rainha de Inglaterra contou as dificuldades que teve ao usar uma coroa que pesava mais um quilo.

Suzanne Plunkett

O documentário a propósito dos 65 anos de reinado de Isabel II conta os detalhes da cerimónia de coroação que se realizou a 2 de junho de 1953.

Entrevistada por Alastair Bruce, a monarca diz que há algumas desvantagens em usar coroas mas realça que são "coisas muito importantes".

"Não podia olhar para baixo para ler o discurso. Tinha de ler o discurso com a cabeça bem erguida. Porque caso baixasse, o meu pescoço partia-se e ela (a coroa) caía".

A coroa foi feita para a coroação de George VI, em 1937, e pesa mais de um quilo. Composta por 2868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas, cinco rubis e centenas de pérolas, é de admirar que nunca tenha caído.

"Felizmente eu e o meu pai temos mais ou menos o mesmo formato de cabeça. Mas uma vez que você coloca a coroa, ela fica. Isto é, permanece no sítio", acrescentou Isabel II.

Coche "horrível, nada confortável"

Dylan Martinez

Mas não é só do peso da coroa que a monarca se queixa. Segundo a rainha, a viagem que fez no coche de ouro do Palácio de Buckingham até Westminster não foi nada agradável.

"Definitivamente o coche não é para viajar. (...) Horrível, é apenas revestido de couro, nada confortável"

"The Coronation" é emitido no domingo pela BBC e, para além de imagens da rainha, tem também imagens inéditas dos dois filhos Charles e Anne quando ainda eram crianças.

  • PS volta a subir nas intenções de voto, PSD é o que mais perde
    1:51