sicnot

Perfil

Mundo

Quatro feridos em trocas de tiros no Rio de Janeiro

Ricardo Moraes

Quatro pessoas ficaram feridas, entre as quais três polícias, em tiroteios hoje no Rio de Janeiro, no Brasil, que levaram ao encerramento e evacuação do Jardim Zoológico, de acordo com vários meios de comunicação social locais.

Uma operação do corpo especial de polícia Batalhão de Operações Especiais (Bope) no Morro da Mangueira, na zona norte da cidade, levou a trocas de tiros no que provocaram ferimentos num homem não identificado e em três polícias.

Na sequência dos tiroteios, o Zoológico do Rio, situado perto do Morro, foi evacuado e fechado cerca das 12:00 locais (cerca das 14:00 em Lisboa), prevendo-se que reabra no domingo.

De acordo com a administração do Zoo, num comunicado citado pelo jornal O Globo na sua edição 'online', o local foi encerrado "por precaução".

Numa outra zona da cidade, na Baixada Fluminense, uma mulher, grávida de oito meses ficou ferida, depois de ter sido atingida a tiro na cabeça.

De acordo com o canal de televisão Globo, a mulher foi baleada numa tentativa de assalto. A mulher está internada em estado crítico e o bebé, que nasceu entretanto, está em estado grave.

O Rio de Janeiro enfrenta uma crise de segurança desde os Jogos Olímpicos de 2016, que obrigou o Presidente Michel Temer a enviar, em meados do ano passado, dez mil elementos das Forças Armadas para a região.

Além disso, o Estado do Rio de Janeiro enfrenta uma das maiores crises económicas da sua história, depois de, pouco tempo antes de organizar os Jogos Olímpicos de 2016, ter declarado o estado de "calamidade financeira".

Lusa

  • Polémica "Supernanny" em debate hoje na SIC
    2:25
  • Centeno aponta para a reforma e expansão do euro
    0:32

    Economia

    O ministro das Finanças português participa hoje na primeira reunião enquanto presidente do Eurogrupo. À entrada para o encontro dos ministros das Finanças da moeda única, Mário Centeno apontou a reforma do Euro como um dos principais desafios do mandato que agora inicia. 

  • Puigdemont chegou à Dinamarca e não foi detido

    Mundo

    A Justiça espanhola pediu à Dinamarca para ativar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, que ignorou as ameaças de detenção e decidiu deslocar-se a Copenhaga para participar numa conferência. Entretanto na Catalunha, o presidente do parlamento propôs Puigdemont para voltar a dirigir o Governo Regional.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

    Luís Marques Mendes

  • O caso Assange é "um problema" para o Equador

    Mundo

    O Presidente equatoriano, Lenin Moreno, declarou no domingo que o asilo atribuído ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela embaixada do Equador em Londres desde 2012 é "um problema herdado" que constitui "mais que um aborrecimento".