sicnot

Perfil

Mundo

Grécia vai autorizar uso da canábis para fins terapêuticos em breve

Costas Baltas

A Grécia vai autorizar o uso da canábis para fins terapêuticos através de uma emenda, a submeter em breve ao Parlamento, o que vai atrair investimentos no setor, anunciou este domingo o ministro do Desenvolvimento Agrícola, Yannis Tsironis.

"Dentro de algumas semanas, vai ser apresentada uma emenda ao Parlamento para definir o quadro legislativo da cultura e do fabrico de produtos farmacêuticos à base de canábis medicinal, o que abrirá caminho a investimentos gregos e estrangeiros", disse o ministro à agência France-Presse.

O volume de negócios que esses investimentos podem gerar "é estimado entre 1,5 e 2 mil milhões de euros", precisou, acrescentando que há empresas gregas, mas também australianas e canadianas, interessadas em investir.

O ministro e outros responsáveis governamentais visitaram este fim de semana a primeira exposição internacional de canábis medicinal organizada na Grécia, em que participaram cerca de 100 empresas, gregas e estrangeiras.

O clima da Grécia é considerado por especialistas muito favorável à cultura da canábis.Em 2017, o Governo grego autorizou a importação, sob determinadas condições, de produtos farmacêuticos à base de canábis medicinal, e a cultura de cânhamo ('cannabis sativa') para a indústria.

Lusa

  • Polémica "Supernanny" em debate hoje na SIC
    2:25
  • Centeno aponta para a reforma e expansão do euro
    0:32

    Economia

    O ministro das Finanças português participa hoje na primeira reunião enquanto presidente do Eurogrupo. À entrada para o encontro dos ministros das Finanças da moeda única, Mário Centeno apontou a reforma do Euro como um dos principais desafios do mandato que agora inicia. 

  • Puigdemont chegou à Dinamarca e não foi detido

    Mundo

    A Justiça espanhola pediu à Dinamarca para ativar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, que ignorou as ameaças de detenção e decidiu deslocar-se a Copenhaga para participar numa conferência. Entretanto na Catalunha, o presidente do parlamento propôs Puigdemont para voltar a dirigir o Governo Regional.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

    Luís Marques Mendes

  • O caso Assange é "um problema" para o Equador

    Mundo

    O Presidente equatoriano, Lenin Moreno, declarou no domingo que o asilo atribuído ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela embaixada do Equador em Londres desde 2012 é "um problema herdado" que constitui "mais que um aborrecimento".