sicnot

Perfil

Mundo

Cosmonautas russos substituíram caixa eletrónica na Estação Espacial Internacional

Shamil Zhumatov

Cosmonautas russos substituíram esta sexta-feira uma caixa eletrónica com parte de uma atualização da antena da Estação Espacial Internacional, enviado a unidade antiga para órbita, como se fosse lixo.

O comandante Alexander Misurkin retirou o objeto obsoleto do lado russo do complexo e lançou-o em orbita, que caiu de forma inofensiva muito acima do Atlântico Norte.

"Lá vai ele", relatou o controle da missão da NASA em Houston. A caixa eletrónica foi lançada numa direção em que não afetaria a estação espacial, de acordo com funcionários da NASA.

Depois de retirada a unidade obsoleta, os astronautas Misurkin e Anton Shkaplerov procederam à instalação da nova caixa eletrónica, com o Controlo de Missão da Rússia a declarar o sistema de comunicação revitalizado em bom estado.

A nova caixa eletrónica irá melhorar as comunicações com o controlo de missão da Rússia fora de Moscovo.

A estação espacial é o lar de dois russos, três americanos e um japonês.

Lusa

  • Explosão em restaurante no Canadá causa pelo menos 15 feridos, 3 graves
    0:56

    Mundo

    Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas numa explosão em Mississauga, Ontário, no Canadá. Três vítimas estão em estado grave. Os feridos foram levados para vários hospitais da zona. De acordo com as autoridades, a explosão foi causada por dois homens, com cerca de 20 anos, num restaurante indiano, que fugiram do local depois do ataque. A zona foi evacuada e a polícia está a investigar o caso.

    Em atualização

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC