sicnot

Perfil

Mundo

Dois mortos e 75 feridos em atentado em mesquita da segunda maior cidade da Líbia

Esam Al-Fetori

O atentado desta sexta-feira a uma mesquita em Benghazi, a segunda cidade mais populosa da Líbia, provocou pelos menos dois mortos e 75 feridos, alguns com gravidade, segundo a agência France Presse (AFP), que cita fonte hospitalar.

As forças de segurança anunciaram que duas bombas deflagraram no início da oração semanal em Saad Ibn Abu Abada, mesquita no centro de Benghazi, mil quilómetros a leste da capital líbia, Tripoli.

Um dos engenhos explosivos foi colocado numa caixa no pátio da mesquita, e o segundo encontrava-se dentro de uma estrutura para arrumação de sapatos.

Em 23 de janeiro, Benghazi sofreu um duplo atentado, igualmente numa mesquita, no qual morreram 40 pessoas.

Este atentado não foi reivindicado, mas foi um exemplo da instabilidade que persiste nesta região líbia, controlada pelas forças do marechal Khalifa Haftar, hostis ao Governo e reconhecido pela comunidade internacional.Benghazi tem sido alvo de ataques visando representações diplomáticas e forças de segurança.

Em 11 de setembro de 2012, o consulado dos Estados Unidos foi atacado e o embaixador Christopher Stevens perdeu a vida, assim como mais três norte-americanos.

Mais de seis anos após a revolta que levou à destituição do ex-líder Mouammar Kadhafi, a Líbia continua minada pela insegurança e por uma instabilidade política.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.