sicnot

Perfil

Mundo

Irmã do líder norte-coreano chega à Coreia do Sul

KYODO Kyodo

Kim Yo-jong, a irmã mais nova do líder norte-coreano, chegou esta sexta-feira à Coreia do Sul onde vai assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Kim Yo-jung é o primeiro membro da dinastia Kim a visitar a Coreia do Sul, embora o avô, Kim Il Sung, tenha viajado para aquela que é agora a zona desmilitarizada, durante a Guerra da Coreia (1950-53).

À chegada, a irmã de Kim Jong-un foi recebida, no aeroporto internacional de Incheon, por um grupo de funcionários sul-coreanos, incluindo o ministro da Unificação, Cho Myoung-gyon.

Kim Yo-jung, que chegou num jacto particular para uma estada de três dias na Coreia do Sul, deverá encontrar-se com o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, num almoço palácio presidencial em Seul.A irmã do líder norte-coreano, dirigente do partido único, integra uma delegação de alto nível, que vai marcar presença na abertura dos jogos, que se realizam em PyeongChang.

Lusa

  • Pela primeira vez um familiar de Kim Jong-un visita Coreia do Sul
    1:11

    Mundo

    Kim Yo-jong, a irmã mais nova do líder da Coreia do Norte vai participar na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. É a primeira vez que um membro da família de Kim Jong-un visita a Coreia do Sul. Os Estados Unidos olham com desconfiança para a aproximação entre as duas Coreias.

  • Esta é a banda que Kim Jong Un quer enviar à Coreia do Sul
    0:50

    Mundo

    Chama-se Moranbong Band e é a banda que a Coreia do Norte quer enviar para os Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang em fevereiro. A banda é maioritariamente composta por mulheres e foi fundada em 2012. Acredita-se que foli uma ideia de z-se que a banda foi ideia do Presidente da Coreia do Norte.

  • Pyongyang acusa EUA de enviar militares para Seul sob pretexto dos Olímpicos
    1:06

    Mundo

    O embaixador dos Estados Unidos da América nas Nações Unidas em Genebra desafiou esta terça-feira a Coreia do Norte a abandonar as armas nucleares, se quiser restabelecer as boas relações com a comunidade internacional. Em resposta, o embaixador norte-coreano acusou os americanos de estarem a enviar militares para a coreia do Sul, apenas com o pretexto de manter a segurança nos Jogos Olímpicos de Inverno.

  • Coreia do Norte vai aos Olímpicos do sul e reabre canais de comunicação
    1:49

    Mundo

    A Coreia do Norte vai enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno do próximo mês na Coreia do Sul e a ligação telefónica militar também será reaberta, dias após a linha telefónica civil também ter sido restabelecida. Todos os principais canais de comunicação entre as duas coreias foram encerrados nos últimos anos por decisão de Pyongyang devido à animosidade de Seul contra o seu programa nuclear. Esta reaproximação resulta da reunião desta manhã entre os dois países, a primeira dos últimos dois anos, numa derradeira tentativa de aliviar a tensão que se vive neste ponto do globo.

  • O bombeiro herói que recebe 267 euros de pensão
    2:36

    País

    O homem que ficou conhecido como o "bombeiro herói" foi distinguido este domingo, em Évora. Rui Rosinha, de 40 anos, ficou gravemente ferido num acidente durante o combate aos incêndios de Pedrógão Grande. Hoje, tem uma incapacidade de 85% e estará a receber do Estado uma pensão de apenas 267 euros.

  • As histórias e os tesouros desconhecidos das catedrais e mosteiros do norte
    5:23