sicnot

Perfil

Mundo

Guterres apela ao apaziguamento "imediato" da "alarmante escalada militar" na Síria

Omar Sanadiki/ Reuters

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou no sábado, segundo o seu porta-voz, a um imediato apaziguamento da situação na Síria, onde Israel, efetuou durante o dia diversos raides aéreos.

António Guterres "segue de perto a alarmante escalada militar na Síria e a perigosa expansão [do conflito] para além das suas fronteiras", declarou em comunicado o porta-voz, Stéphane Dujarric.

O secretário-geral das Nações Unidas sublinhou que todas as partes envolvidas na Síria e na região deviam respeitar a lei internacional.

"Ele [Guterres] pede a todos um apaziguamento imediato e incondicional da violência e uma demonstração de contenção", declarou o porta-voz.

Nas hostilidades em curso na Síria, "mais de mil vítimas civis de ataques aéreos foram registadas só na primeira semana de fevereiro", acrescentou.

O exército israelita lançou no sábado um ataque em larga escala contra objetivos iranianos na Síria e ainda contra o sistema de defesa antiaéreo sírio, depois de um caça israelita ter sido abatido durante a manhã.

Os Estados Unidos já manifestaram o seu apoio a Israel na sequência dos ataques do exército israelita na vizinha Síria. Israel já preveniu que não procura "um agravamento da situação", mas que está "pronto para tudo", dizendo que o Irão e a Síria "estão a brincar com o fogo".

Moscovo, pelo seu lado,exprimiu a sua "profunda inquietação".

Lusa

  • Explosão em restaurante no Canadá causa pelo menos 15 feridos, 3 graves
    0:56

    Mundo

    Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas numa explosão em Mississauga, Ontário, no Canadá. Três vítimas estão em estado grave. Os feridos foram levados para vários hospitais da zona. De acordo com as autoridades, a explosão foi causada por dois homens, com cerca de 20 anos, num restaurante indiano, que fugiram do local depois do ataque. A zona foi evacuada e a polícia está a investigar o caso.

    Em atualização

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC