sicnot

Perfil

Mundo

Casa Branca quer privatizar Estação Espacial Internacional

NASA

A Casa Branca quer transformar a Estação Espacial Internacional (ISS) numa empresa privada, revela esta segunda-feira o jornal Washington Post, que teve acesso a um documento interno da agência espacial americana NASA.

Segundo o Washington Post objetivo da administração de Donald Trump será privatizar a ISS, que é dirigida pela agência espacial americana em articulação com a agência espacial russa.

Colocada em órbita terrestre baixa (350 quilómetros, a ISS é a maior e mais moderna estrutura já montada pelo homem no espaço, servindo como plataforma para missões e como laboratório para experiências espaciais conduzidas pelos Estados Unidos, Rússia, Japão, Canadá e pela agência espacial europeia, que agrupa 11 países.

Segundo o documento a que o jornal teve acesso, a Casa Branca deixará de apoiar com fundos federais o funcionamento da ISS a partir de 2025.

"A NASA desenvolverá suas parcerias comerciais e internacionais ao longo dos próximos sete anos para garantir a presença e o acesso contínuo de seres humanos à órbita terrestre baixa", aponta o documento.

Para garantir a transição, a Casa Branca irá pedir uma "análise do mercado e planos de desenvolvimento" ao setor privado.

A NASA começou durante a presidência de George W. Bush a entregar a privados certas operações, como voos de abastecimento (que agora são responsabilidade de empresas como SpaceX e Orbital ATK), uma tendência que se acentuou com o governo de Barack Obama.

Lusa

  • Entrevista exclusiva a astronauta da NASA
    7:26

    Mundo

    O norte-americano que bateu o recorde de permanência no espaço acaba de lançar um livro sobre a carreira que chega esta semana a Portugal. Scott Kelly esteve um ano na Estação Espacial Internacional. O astronauta da NASA, agora na reforma, falou com a SIC em exclusivo, em Madrid.

  • NASA divulga imagens da Terra a partir da Estação Espacial Internacional
    0:24

    Mundo

    A NASA divulgou imagens impressionantes da Terra vista do Espaço. O vídeo mostra uma visão a partir da Estação Espacial Internacional. Na sequência acelerada de imagens é possível ver as luzes das grandes cidades e também relâmpagos durante uma tempestade. A estação espacial é habitada por seis astronautas, encontra-se em órbita e em média dá 16 voltas à terra a cada dia.

  • SpaceX lança nova cápsula não tripulada com sucesso
    0:33

    Mundo

    A empresa norte-americana SpaceX lançou com sucesso, na noite deste domingo, a cápsula não tripulada Dragon para uma nova missão de abastecimento da Estação Espacial Internacional. Lançada a partir da Flórida, a Dragon, a única cápsula capaz de regressar à Terra depois de um voo espacial partiu com provisões para os astronautas e material para experiências científicas.

  • Astronautas preparam estacionamento para naves privadas
    0:42

    Mundo

    Esta quinta-feira astronautas fizeram o segundo passeio espacial em duas semanas. Tinham como objectivo retirar da estação espacial internacional um radiador térmico que estava com defeito. À menos de duas semanas, os dois astronautas americanos instalaram um dispositivo que servirá de estacionamento para as naves privadas que, nos próximos anos, irão levar as futuras tripulações até à Estação Espacial Internacional. A tarefa foi levada a cabo pelos americanos Jeff Williams, de 58 anos, e Kate Rubins, de 37.

  • Explosão em restaurante no Canadá causa pelo menos 15 feridos, 3 graves
    0:56

    Mundo

    Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas numa explosão em Mississauga, Ontário, no Canadá. Três vítimas estão em estado grave. Os feridos foram levados para vários hospitais da zona. De acordo com as autoridades, a explosão foi causada por dois homens, com cerca de 20 anos, num restaurante indiano, que fugiram do local depois do ataque. A zona foi evacuada e a polícia está a investigar o caso.

    Em atualização

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC