sicnot

Perfil

Mundo

Cargueiro espacial russo descolou hoje rumo à Estação Espacial Internacional

AP

O cargueiro espacial russo Progress MS-08, cujo lançamento foi abortado no último momento no passado domingo, descolou hoje rumo à Estação Espacial Internacional (EEI), adiantou o Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia.

Segundo a EFE, o lançamento da nave automática, que transporta equipamento, combustível e alimentos para os tripulantes da EEI, aconteceu às 08:13, hora de Lisboa, a partir do centro espacial de Baikonur, no Cazaquistão.

Está previsto que a Progress MS-08 acople à plataforma orbital na quinta-feira.

Inicialmente, o plano de voo do cargueiro espacial russo previa a chegada à EEI no mesmo dia da descolagem (domingo), depois de dar apenas duas voltas à Terra, mas esteve teve que ser alterado devido ao atraso provocado por uma falha informática no foguete de lançamento da nave.

É a segunda vez em quatro meses que o lançamento de uma Progress não acontece à primeira tentativa: o mesmo já tinha acontecido com a Progress MS-07, em outubro passado.

NASA

A EEI tem atualmente seis tripulantes: os norte-americanos Scott Tingle, Mark Vande Hei e Joseph Acaba; os russos Antón Shkaplerov e Alexandr Misurkin; e o japonês Norishige Kanai.

A EEI é um projeto com um valor superior a 150 mil milhões de dólares (12,4 mil milhões de euros), no qual participam 16 países, tem 14 módulos permanentes e órbita a uma velocidade de mais de 27 mil quilómetros por hora a uma distância de 400 quilómetros da Terra.

A sua órbita é periodicamente elevada com a ajuda dos propulsores de naves que tem acopladas, perdendo diariamente entre 100 a 150 metros de altura devido à gravitação terrestre, à atividade solar e outros fatores, refere a EFE.

Lusa

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC