sicnot

Perfil

Mundo

Guatemala vai transferir embaixada para Jerusalém

A Guatemala vai transferir a embaixada em Israel de Telavive para Jerusalém em maio, secundando a decisão norte-americana, anunciou o Presidente da Guatemala, Jimmy Morales, no domingo em Washington.

"De acordo com as minhas instruções, dois dias após a transferência pelos Estados Unidos da sua embaixada, a Guatemala transferirá de modo permanente a sua embaixada para Jerusalém", declarou Morales na conferência anual do Comité Israelo-Americano de Assuntos Públicos (AIPAC), um influente grupo pró-israelita nos Estados Unidos.

"Quero agradecer ao presidente (norte-americano Donald) Trump por ter mostrado o caminho", adiantou sob aplausos.Morales disse ainda que a decisão "prova o apoio e a solidariedade contínua da Guatemala em relação ao povo de Israel".

"Estou certo de que muitos outros países seguirão a nossa via", referiu.

Morales anunciou a 25 de dezembro a transferência da embaixada da Guatemala para Jerusalém, tornando-se o primeiro país a seguir a decisão norte-americana, anunciada por Trump a 6 de dezembro.

No dia 23 de fevereiro, o Departamento de Estado indicou que previa abrir a nova embaixada em Jerusalém a 14 de maio, para coincidir com o 70.º aniversário da criação do Estado hebraico.

Dos 193 países que integram a Assembleia-Geral da ONU, 128 aprovaram a 21 de dezembro uma resolução condenando a decisão norte-americana de mudar a embaixada em Israel, entre os quais aliados dos Estados Unidos como a França e o Reino Unido.Apenas sete pequenos países, entre os quais a Guatemala e as Honduras, alinharam com os Estados Unidos e Israel.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, Emmanuel Nahshon, congratulou-se com o anúncio do presidente Morales.

"A decisão de transferir em breve a vossa embaixada para Jerusalém é corajosa e visionária", escreveu na rede social Twitter.

Israel ocupou Jerusalém Oriental em 1967 e anexou-a em 1980, contra a posição da comunidade internacional. Os palestinianos reivindicam Jerusalém Oriental como capital do futuro Estado da Palestina a que aspiram. O consenso internacional é que o estatuto de Jerusalém seja acordado em negociações entre israelitas e palestinianos.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.