sicnot

Perfil

Mundo

Trump saúda "possíveis progressos" na Coreia do Norte

John Bazemore

Estados Unidos saudou hoje "possíveis progressos" na Coreia do Norte, mas admitiu que podem ser "falsas esperanças", depois de a Coreia do Sul anunciar que Pyongyang concordou em suspender os ensaios nucleares durante as negociações.

Donald Trump considerou no entanto que todas as partes estão a fazer "um esforço sério".

"Possíveis progressos nas conversações com a Coreia do Norte. Pela primeira vez em muitos anos, um esforço sério está a ser feito por todas as partes. O mundo observa e espera! Pode ser uma falsa esperança, mas os EUA estão dispostos a avançar em qualquer das direções", escreveu o presidente norte-americano na sua conta oficial no Twitter.

A reação foi divulgada depois de a Coreia do Sul anunciar que Pyongyang aceitou suspender os ensaios nucleares e balísticos se houver conversações com os Estados Unidos sobre o programa nuclear.

Seul também anunciou uma cimeira entre as duas Coreias para o final de abril. Na sequência da reaproximação iniciada com os Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul, o conselheiro para a segurança da presidência sul-coreana, Chung Eui-yong, reuniu-se na segunda-feira com o líder norte-coreano, Kim Jong-Un.

Nessa reunião, a Coreia do Norte manifestou "vontade de desnuclearizar a península coreana e disse claramente que não existe nenhuma razão para ter armas nucleares se as ameaças militares contra o Norte desaparecerem e se a segurança do seu regime estiver garantida", relatou Chung depois de regressar a Seul.

Lusa

  • Altos responsáveis da Coreia do Sul reúnem-se com Kim Jong-un

    Mundo

    Uma delegação de altos responsáveis sul-coreanos reuniu-se com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. O Presidente da Coreia do Sul enviou a Pyongyang o conselheiro de Segurança e o diretor dos Serviços de Informação, com o objetivo de promover a aproximação entre as duas Coreias.

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.