Exército turco diz ter cercado o centro de Afrine

Khalil Ashawi / Reuters
13.03.2018 11h07
O exército turco anunciou hoje ter cercado o centro da cidade síria de Afrine, capital do enclave com o mesmo nome que desde 20 de janeiro é palco de uma ofensiva turca contra milícias curdas sírias.
"O centro de Afrine está cercado", declarou o exército turco num comunicado citado pelos media turcos, no qual assegura ainda controlar "áreas de importância crítica" para a operação.
A Turquia combate ao lado de milícias sírias chamadas Exército Livre da Síria (ELS) contra as Unidades de Proteção do Povo (YPG), grupo aliado de Washington na luta contra o grupo extremista Daesh, mas que Ancara considera terrorista devido ao alegado vínculo com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), guerrilha curda na Turquia.
O porta-voz do Governo turco, Bekir Bozdag, declarou na segunda-feira que as forças armadas turcas tomaram o controlo de mais de metade da região de Afrine, no noroeste da Síria.
Na sexta-feira, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que as forças de Ancara poderiam entrar "a qualquer momento" na cidade, mas os observadores manifestaram preocupação com um eventual assalto direto à cidade, onde ainda se encontram milhares de civis.
Desde o início da operação, apelidada de 'Ramo de Oliveira', a Turquia diz ter perdido 43 soldados e "neutralizado", ou seja capturado o abatido, 3.393 combatentes curdos, número que não pode ser verificado de forma independente.
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que tem uma vasta rede de fontes no terreno, 391 combatentes das YPG morreram em combate.
Mais de 205 civis morreram na operação, que já deixou mais de 16.000 deslocados, segundo a mesma fonte.
Lusa
Relacionados
-
Centenas de civis fogem de enclave curdo de Afrine perante avanço turco
Centenas de civis fugiram ou tentavam fugir hoje da cidade de Afrine face ao avanço das forças turcas, que estão "às portas" desta cidade do noroeste da Síria, indicou uma organização não-governamental.
-
Ofensiva turca vai estender-se a outros locais controlados por curdos
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse este sábado que a ofensiva militar turca, em curso em Afrine, vai ser alargada a outros locais controlados pelos curdos até à fronteira com o Iraque.
-
Turquia assegura que forças pró-Damasco já saíram do enclave curdo de Afrine
As forças pró-regime sírio que entraram esta terça-feira no enclave curdo de Afrine, noroeste da Síria, começaram manobras de retirada depois de terem sido confrontadas com fogo de artilharia turco, assegurou o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
Na Homepage
- 3:22
Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.
25.04.2018 às 16h46
-
Prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista sueca
O inventor dinamarquês Peter Madsen foi condenado hoje a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado em agosto de 2017, perto de Copenhaga.
25.04.2018 às 13h12
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 2:46
- 1:47
Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.
25.04.2018 às 15h39
- 0:38
-
Papa convida responsáveis cristãos do Médio Oriente para dialógo sobre a paz
O Papa Francisco convidou os responsáveis cristãos do Médio Oriente para um encontro a 7 de julho em Bari no sudeste de Itália, no sentido de promover a paz na região, anunciou hoje o Vaticano.
25.04.2018 às 15h53
- 1:55