sicnot

Perfil

Mundo

Irão insta EUA a não tomarem decisões "estúpidas" sobre a Síria

O Irão instou esta quarta-feira os Estados Unidos da América a não tomarem decisões "estúpidas" sobre a Síria, depois de Washington ter ameaçado usar a força de forma unilateral no país árabe.

Na sua conferência de imprensa semanal, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Bahram Qasemi, aconselhou Washington a reconsiderar qualquer política intervencionista no Médio Oriente e respetivas consequências.

"Que os Estados Unidos empreendam ações hostis contra os países da região não é nada de novo, mas não pode intervir", disse Qasemi, classificando uma ação unilateral desse tipo como "uma espécie de invasão".

O porta-voz sublinhou que "as nações da região demonstraram que não aceitarão a presença estrangeira".

Defendeu também o papel do Irão na Síria, onde tem conselheiros militares e milicianos, alegando que o Governo do Presidente Bashar al-Assad solicitou essa ajuda.

Há dois dias, os Estados Unidos propuseram na ONU uma resolução para um cessar-fogo em Damasco e Ghouta Oriental, bastião da oposição, e avisaram que, se a comunidade internacional não agir, poderão fazê-lo sozinhos e usando a força.

"Não é a via que preferimos, mas é um caminho que temos demonstrado que podemos tomar e estamos prontos para fazê-lo outra vez", afirmou a embaixadora norte-americana, Nikki Haley, num discurso proferido perante o Conselho de Segurança da ONU.

Embora não tenha precisado o que poderá desencadear essa ação, nem indicado medidas concretas, a diplomata sugeriu que elas poderão passar por ações militares, recordando o bombardeamento que os Estados Unidos efetuaram contra uma base síria a partir da qual alegadamente se realizou um ataque com armas químicas no ano passado.

Haley acusou ainda o regime sírio e os seus aliados - Rússia e Irão - de utilizarem como desculpa para "continuarem a sua guerra" uma resolução de cessar-fogo na Ghouta Oriental aprovada em fevereiro, que autorizava as operações contra grupos terroristas, apesar da suspensão das hostilidades.

Lusa

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.