sicnot

Perfil

Mundo

Conselheira adjunta da Segurança Nacional dos EUA demitiu-se do cargo

Twitter Marta Kosmyna

A conselheira adjunta da Segurança Nacional para a Estratégia dos Estados Unidos, Nadia Schadlow, tornou-se na terceira alta funcionária a deixar o posto desde a chegada à Casa Branca do novo conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton.

A renúncia do cargo foi apresentada ontem, noticiou esta quarta-feira a CNN, e torna-se efetiva a sua saída em 27 de abril.

"A administração agradece à doutora Schadlow pelo seu trabalho e liderança na elaboração da estratégia de Segurança Nacional do Presidente", refere a Casa Branca, num comunicado.

A demissão de Nadia Schadlow aconteceu no mesmo dia em que Tom Bossert, o principal conselheiro do Presidente norte-americano, Donald Trump, para as questões de Segurança Interna e Cibersegurança, embora a saída deste último tenha sido tornada pública.

Estas saídas somam-se às do ex-porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Michael Anton, que anunciou a sua renúncia há três dias.

Os analistas atribuem a estas três demissões a saída do general H.R. McMaster, que abandonou o cargo de conselheiro de Trump em para a Segurança Nacional na semana passada e foi substituído por John Bolton.

Na sua carta de demissão a Donald Trump, citada pela CNN, Schadlow agradece ao Presidente pela oportunidade de o ter servido e ao povo norte-americano e disse que estava "orgulhosa de ter trabalhado com H.R. McMaster e com a equipa do Conselho de Segurança Nacional".

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27