sicnot

Perfil

Mundo

Ex-espião e filha eram vigiados pelas informações militares russas, afirma Reino Unido

O ex-agente duplo russo Serguei Skripal e a sua filha Yulia, envenenados com um agente neurotóxico, estavam a ser vigiados desde há pelo menos cinco anos pelo serviço de informação militar russo, garantiu esta sexta-feira o Governo britânico.

"Segundo as nossas informações, o interesse dos serviços de informações russos pelos Skripal remonta a pelo menos 2013, quando contas email pertencentes a Yuila Skripal foram visadas por ciber-especialistas do Gru", o serviço de informação militar russo, assegurou o conselheiro para a segurança nacional britânico, Mark Sedwill, numa carta dirigida ao secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, e hoje divulgada pela agência noticiosa Press Association.

Moscovo tem negado com insistência qualquer envolvimento no envenenamento do ex-espião.Serguei Skripal e Yulia, foram encontrados inconscientes a 4 de março em Salisbury, no sul de Inglaterra.

Os Skripal estiveram em estado crítico durante mais de um mês, até que, na semana passada, Yulia recuperou, tendo tido alta na terça-feira, e, já esta semana, Serguei Skripal saiu do estado crítico, mantendo-se hospitalizado.

O caso Skripal provocou uma crise diplomática que se traduziu numa ação coordenada inédita com a expulsão de cerca de 150 de diplomatas russos de vários países ocidentais, incluindo os Estados Unidos e dois terços dos países membros da União Europeia, e que implicou uma retaliação idêntica por parte de Moscovo.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57