sicnot

Perfil

Mundo

Dezenas de milhares de eslovacos exigem demissão do chefe da polícia

Tibor Gaspar, chefe da polícia

Marko Erd

Dezenas de milhares de eslovacos manifestaram-se este domingo para exigir a demissão do chefe da polícia e exigiram um inquérito imparcial e transparente sobre o assassinato de um jornalista que investigava casos de corrupção no país.

Segundo os organizadores, perto de 30.000 pessoas desceram à rua em Bratislava para apelar à demissão de Tibor Gaspar, chefe da polícia.

O ministro da Justiça deverá anunciar nos próximos dias a sua intenção face a Gaspar.

A crise tem origem no assassinato em fevereiro de Jan Kuciak, envolvido num trabalho de investigação sobre corrupção e a ligação de homens de negócios italianos, suspeitos de vínculos à máfia calabresa ('Ndrangheta), e responsáveis políticos eslovacos, incluindo os círculos próximos do primeiro-ministro então em exercício, Robert Fico.

Na sequência do assassinato de Jan Kuciak e da sua companheira e o início de amplos protestos nas ruas, Fico acabou por se demitir e foi substituído por Peter Pellegrini.

O novo governo da coligação tripartida é integrado por uma maioria de ministros provenientes do anterior executivo, incluindo Pelegrini, ex-vice-primeiro-ministro, que à semelhança de outros membros que se mantêm no poder alterou as suas atribuições.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27