sicnot

Perfil

Mundo

Menino ajuda a encontrar tesouro com mais de mil anos

Stefan Sauer

Um arqueólogo amador e um menino de 13 anos descobriram uma moeda de prata na ilha de Rügen, na Alemanha, em janeiro. Esta foi a ajuda necessária para uma equipa de arqueólogos encontrar, no local, um tesouro viking com mais de mil anos, da época do rei Haroldo I da Dinamarca.

O arquólogo amador Rene Schoen e o menino de 13 anos Luca Malaschnitschenko

O arquólogo amador Rene Schoen e o menino de 13 anos Luca Malaschnitschenko

Stefan Sauer

A descoberta foi mantida em secreto até este fim de semana, quando uma equipa de especialistas escavou cerca de 400 metros de terra.

Stefan Sauer

Segundo a BBC, foram encontrados colares entrelaçados, um martelo de Thor, alfinetes de dama, anéis e cerca de 600 moedas, provavelmente enterrados em 980.

Stefan Sauer

Em entrevista à emissora britânica, o arqueólogo Michael Schirren confessou que "este tesouro é a maior descoberta das moedas" do rei Haroldo I da Dinamarca, também conhecimento como Dente-Azul.

Stefan Sauer

Haroldo Dente-Azul nasceu como viking e tem nas suas conquistas a unificação da Dinamarca e a introdução do Cristianismo durante o seu reinado. O rei foi imortalizado por empresas nórdicas quando decidiram dar o nome de "Bluetooth" (dente-azul, em português) à tecnologia digital.

Em meados de 980, fugiu para a Pomerania - agora, norte da Alemanha -, depois de perder uma grande batalha no mar contra as forças leais ao seu filho, Sueno I da Dinamarca. Haroldo Dente-Azul terá morrido em 987.


  • A derrota que envergonhou a Argentina e apurou a Croácia

    Mundial 2018 / Argentina

    A Croácia garantiu esta quinta-feira a passagem aos oitavos de final do Mundial 2018. A seleção croata bateu a Argentina por 3-0 e deixou os sul-americanos com as contas do apuramento muito complicadas. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • A "saída limpa" da Grécia ao fim de oito anos de resgates
    0:54
  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22
  • Melania quer famílias reunidas "o mais rápido possível"
    0:35

    Mundo

    A primeira dama dos Estados Unidos fez uma visita surpresa a um centro de detenção de crianças, na fronteira com o México. As imagens mostram a mulher de Donald Trump reunida com responsáveis, não se sabendo para já se Melania teve ou não contacto direto com algumas das crianças detidas.