sicnot

Perfil

Mundo

Menino ajuda a encontrar tesouro com mais de mil anos

Stefan Sauer

Um arqueólogo amador e um menino de 13 anos descobriram uma moeda de prata na ilha de Rügen, na Alemanha, em janeiro. Esta foi a ajuda necessária para uma equipa de arqueólogos encontrar, no local, um tesouro viking com mais de mil anos, da época do rei Haroldo I da Dinamarca.

O arquólogo amador Rene Schoen e o menino de 13 anos Luca Malaschnitschenko

O arquólogo amador Rene Schoen e o menino de 13 anos Luca Malaschnitschenko

Stefan Sauer

A descoberta foi mantida em secreto até este fim de semana, quando uma equipa de especialistas escavou cerca de 400 metros de terra.

Stefan Sauer

Segundo a BBC, foram encontrados colares entrelaçados, um martelo de Thor, alfinetes de dama, anéis e cerca de 600 moedas, provavelmente enterrados em 980.

Stefan Sauer

Em entrevista à emissora britânica, o arqueólogo Michael Schirren confessou que "este tesouro é a maior descoberta das moedas" do rei Haroldo I da Dinamarca, também conhecimento como Dente-Azul.

Stefan Sauer

Haroldo Dente-Azul nasceu como viking e tem nas suas conquistas a unificação da Dinamarca e a introdução do Cristianismo durante o seu reinado. O rei foi imortalizado por empresas nórdicas quando decidiram dar o nome de "Bluetooth" (dente-azul, em português) à tecnologia digital.

Em meados de 980, fugiu para a Pomerania - agora, norte da Alemanha -, depois de perder uma grande batalha no mar contra as forças leais ao seu filho, Sueno I da Dinamarca. Haroldo Dente-Azul terá morrido em 987.


  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.