sicnot

Perfil

Mundo

Berlim confirma visita de Merkel aos EUA no próximo dia 27 de abril

Hannibal Hanschke

O governo alemão confirmou hoje que a chanceler alemã, Angela Merkel, vai reunir-se no próximo dia 27 de abril em Washington com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O porta-voz do executivo de Berlim, Ulrike Demmer, afirmou que os dois líderes vão discutir "questões bilaterais e, é claro, os desafios da política externa e de segurança".


Não foram fornecidos outros detalhes do programa da visita de Merkel a Washington, que vai acontecer poucos dias depois do Presidente francês, Emmanuel Macron, também ter sido recebido, numa visita de Estado, na capital federal norte-americana, a 24 de abril.


A visita da líder alemã aos Estados Unidos, que já tinha sido avançada pela imprensa na Alemanha, ocorre numa altura em que Merkel e Trump têm assumido posições discordantes sobre várias matérias estratégicas, como é o caso do livre comércio, das migrações e das mudanças climáticas.


A Europa e os seus líderes, nomeadamente Merkel e Macron, têm procurado também preservar o acordo que a comunidade internacional e o Irão assinaram em 2015 a propósito do programa nuclear desenvolvido por Teerão.


Falta cerca de um mês do prazo final, 12 de maio, que o Presidente Donald Trump definiu para abordar novamente o acordo nuclear e eventualmente retirar-se dele, caso as "falhas sérias" do protocolo, como classificou o próprio, não sejam alvo de uma revisão.


Os líderes europeus também querem ter garantias de que a União Europeia (UE) irá manter-se isenta do aumento sobre as tarifas comerciais sobre as importações de aço e de alumínio, medida imposta em março passado pela administração Trump.

Lusa

  • Inglaterra goleia o Panamá e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / Inglaterra

    A Inglaterra venceu o Panamá por 6-1 e garantiu, assim, a qualificação para os oitavos-de-final do Mundial quando ainda falta um jogo para terminar a fase de grupos. Só na primeira parte, a equipa inglesa marcou cinco golos, sendo que dois resultaram de penáltis. Destaque para Harry Kane que hoje fez um hat-trick e soma, portanto, cinco golos só neste Mundial. Referência para o Panamá que ao minuto 78 marcou o primeiro golo de sempre num Mundial. No último encontro Inglaterra e Bélgica irão discutir o primeiro lugar do Grupo G.

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37