sicnot

Perfil

Mundo

Suazilândia vai mudar de nome para evitar confusões

Carlo Allegri

E se de um momento para o outro lhe dissessem que um país ia mudar de nome? Aconteceu na Suazilândia. O rei Mswati III surpreendeu toda a gente quando anunciou que o país vai chamar-se Reino de eSwantini

O anúncio foi feito esta quinta-feira durante as celebrações do 50.º aniversário da independência da nação.

"Gostaria de anunciar que a partir de hoje, o nosso país será conhecido como Reino de eSwantini", disse Mswati III. O rei explicou que a mudança deve-se ao facto se serem muitas vezes confundidos com a Suíça: "sempre que vamos ao estrangeiro, as pessoas referem-se a nós como a Suíça".

Há alguns anos que o rei trata a nação como eSwantini. Em 2017, durante uma assembleia geral da ONU, foi esse o nome utilizado pelo líder na nação. O mesmo aconteceu em 2014, no momento da abertura do parlamento ao país.

A Suazilândia é a última monarquia absoluta de África. Nos últimos anos os opositores do regime pediram várias vezes uma mudança para a democracia.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47