sicnot

Perfil

Mundo

Ex-diretor da PDVSA declara-se culpado em processo de corrupção e lavagem de dinheiro

Marco Bello

O ex-diretor geral da empresa Petróleos de Venezuela (PDVSA) deu-se como culpado da acusação de lavagem de dinheiro e corrupção. Cesar Rincon foi detido o ano passado em Espanha e extraditado para os Estados Unidos, onde está a ser julgado.

O cidadão venezuelano faz parte de um grupo de cinco altos funcionários acusados de corrupção nos Estados Unidos em fevereiro.

O caso emergiu em 2015, depois de uma investigação sobre subornos no valor de mil milhões de dólares pagos aos cinco empresários com ligações à petrolífera venezuelana.

De acordo com a acusação, os cinco funcionários exigiam e recebiam subornos de empresas de energia norte-americanas em troca de contratos com a petrolífera estatal da Venezuela.

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos 8 jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47