sicnot

Perfil

Mundo

Direita grega anuncia moção de censura ao Governo por acordo sobre novo nome da Macedónia

Alkis Konstantinidis / Reuters

O líder da oposição de direita grega, Kyriakos Mitostakis, anunciou hoje que vai apresentar uma moção de censura ao Governo de Alexis Tsipras para bloquear o acordo entre Antenas e Skopje sobre o nome da Macedónia.

A moção da Nova Democracia põe em causa o direito do Governo de fechar um tal acordo sem consultar o parlamento.

Kyriakos Mitostakis, que falava no parlamento, disse que a moção "contra o governo" vai ser entregue hoje à tarde, depois da votação do último pacote de medidas exigido pelos credores internacionais à Grécia.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o homólogo macedónio, Zoran Zaev, anunciaram na terça-feira um acordo para renomear a ex-república jugoslava República da Macedónia do Norte, pondo fim a uma disputa de décadas que impediu o pequeno país balcânico de aderir a instituições internacionais como a NATO.

O acordo foi criticado em ambos os países e, na Grécia, foi nomeadamente posto em causa pelo parceiro de coligação de Tsipras, Panos Kamenos.

Lusa

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes