Mundo

Críticas de Trump a gasoduto Nord Stream 2 são "concorrência desleal", diz Kremlin

Dmitry Lovetsky / AP

Mosocovo classificou hoje como uma forma de "concorrência desleal" as críticas do Presidente norte-americano ao projeto do gasoduto Nord Stream 2 entre a Rússia e a Alemanha. O Kremlin acusa Trump de assim tentar forçar os clientes europeus a comprarem GNL (gás natural liquefeito) a outros fornecedores.

"Consideramos (estes ataques) como concorrência desleal. Trata-se de uma tentativa de forçar os clientes europeus a comprarem GNL (gás natural liquefeito) mais caro, que pode ser-lhes fornecido de outros locais", declarou aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"É uma questão de concorrência económica e é no quadro desta concorrência económica que os clientes devem tomar a decisão de escolher um ou outro fornecedor", adiantou.

Segundo Peskov, "durante dezenas de anos, a Rússia confirmou e confirma o seu estatuto de garante fiável da segurança energética da Europa. Nenhum outro fornecedor demonstrou até agora uma grande estabilidade ou fiabilidade no fornecimento de gás por gasoduto".

Donald Trump voltou a criticar na quarta-feira o projeto de gasoduto Nord Stream 2, que visa duplicar a capacidade de distribuição de gás russo na Europa passando pelo mar Báltico e evitando a Ucrânia, com a qual a Rússia tem uma relação conflituosa.

O gasoduto Nord Stream 2, que deve estar operacional no início de 2020, tem uma capacidade de 55 mil milhões de metros cúbicos por ano, o que deverá permitir duplicar a capacidade do primeiro Nord Stream, que transporta gás da costa báltica da Rússia até à Alemanha.

Os europeus estão divididos em relação ao projeto, enquanto os Estados Unidos, grande produtor de gás natural, se lançou recentemente numa ofensiva comercial em busca de novos mercados, apoiada por Donald Trump.

O presidente norte-americano considerou que "a Alemanha é completamente controlada pela Rússia" devido à sua dependência do gás russo.

"Tais fornecimentos de gás não conduzem à dependência de uma das partes em relação à outra, mas a uma dependência mútua, que é uma garantia da estabilidade e do desenvolvimento de uma cooperação mútua benéfica", disse Peskov.

Trump e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, têm a primeira cimeira bilateral marcada para segunda-feira em Helsínquia.

Lusa

  • Trump volta a acusar a Alemanha de pagar milhões à Rússia

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos continuou hoje o seu ataque à Alemanha, como já tinha feito no primeiro dia da cimeira da Aliança Atlântica, dizendo que o país paga "milhares de milhões de dólares" à Rússia, algo que classificou como "inaceitável". A declaração foi feita no Twitter.

  • Trump garante que compromisso dos EUA com a NATO "permanece forte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano garantiu hoje que os Estados Unidos mantêm o seu compromisso com a NATO e afirmou-se hoje muito satisfeito com o compromisso assumido pelos Aliados ao terem concordado com um aumento para 2% do PIB para as despesas militares, exigência várias vezes repetida por Trump.

  • Três sportinguistas analisam entrevista de Bruno de Carvalho
    1:29
  • Manuel Pinho não terá declarado dinheiro que recebeu
    2:45

    Economia

    Manuel Pinho não terá declarado ao Tribunal Constitucional o dinheiro que recebeu do chamado saco azul do Grupo Espírito Santo. Esta terça-feira, no Parlamento, o antigo ministro da Economia de José Sócrates foi questionado sobre o assunto mas recusou responder.

  • Ora Eça!

    Opinião

    Eça, o meu conterrâneo que se definia como sendo "apenas um pobre homem da Póvoa de Varzim" não haveria de gostar de nada que fosse obrigatório. Durante décadas, Os Maias lá estiveram, quem sabe numa progressista lista pós-revolução, dada a natureza "sexual e incestuosa" da obra. Sai dessa lista agora. Claro que sai. "Ninguém" gostava de "ter de" ler Os Maias.

    Pedro Cruz

  • Jovens tailandeses poderão vir a sofrer de transtornos a longo prazo
    2:30

    Mundo

    Os 12 rapazes e o treinador resgatados de uma gruta da Tailândia já tiveram alta. Uma semana depois, saíram do hospital e deram uma conferência de imprensa em que se mostraram sorridentes. No entanto, os especialistas advertem que poderão vir a sofrer de transtornos a longo prazo, se forem obrigados recorrentemente a reviver tudo o que passaram.

  • Os portugueses que se cruzaram na vida de Mandela
    2:19
  • Cem anos de Mandela: o legado de um "gigante da História"

    Mundo

    Na história da Humanidade contam-se muito poucas figuras capazes de gerar uma aclamação unânime e global de elogio e agradecimento. Nelson Mandela está nessa lista de eleitos. No dia em que completaria 100 anos, recordamos o legado de "Madiba", um dos maiores impulsionadores da paz que este mundo já conheceu.

    André de Jesus

  • Será este o táxi mais autografado do mundo?
    2:27
  • Quem é a mais recente líder da Sonae?
    2:16
  • Rádio Escuta dá voz aos imigrantes que vivem em Lisboa
    4:02

    País

    Uma rádio comunitária está no ar, por estes dias, no bairro do Intendente, em Lisboa. O projeto é temporário e termina no próximo domingo. Mas até lá, a Rádio Escuta chega a mais de 100 países, pela internet, e dá voz aos imigrantes de diversas origens que vivem em Lisboa.

  • Lisboa vai ser Capital Verde da Europa em 2020
    2:54

    País

    O vereador do Ambiente de Lisboa quer envolver todos os cidadãos, empresas e agentes culturais na Capital Verde da Europa em 2020. Lisboa é a primeira cidade do sul da Europa a conseguir a distinção e, até lá, a Câmara promete um conjunto de investimentos para tornar a capital portuguesa um exemplo na área ambiental. Um deles é a construção de uma central solar.

  • Donald Trump em nova polémica

    Mundo

    O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, fez estalar uma nova polémica ao chamar ao Montenegro um "país muito pequeno" cujos habitantes são "muito agressivos" e por parecer questionar o princípio da defesa mútua dentro da NATO.

  • Urso apanhado na piscina de moradia de luxo na Califórnia
    1:35