sicnot

Perfil

Opinião

"Há coisas estranhas neste golpe"

Entrevista SIC Notícias

"Há coisas estranhas neste golpe"

Rui Machete considera que a tentativa de golpe de Estado na Turquia veio reforçar o poder do Presidente Erdogan. O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros diz que a maneira como o golpe se desenrolou é estranha, e que é preocupante que um chefe de Estado tenha incitado as massas populares a ir para a rua. O social-democrata acrescenta ainda que o golpe é um sintoma de divisão de opiniões perante aquele sistema político.

  • "A circunstância do primeiro-ministro francês ser vaiado é uma reação emocional"
    2:03

    Atentado em Nice

    O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, foi vaiado esta segunda-feira, em Nice. Para o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, a circunstância "é uma reação emocional". O social-democrata considera que a polícia francesa tem demonstrado eficácia, e que é muito difícil evitar estes atentados. Rui Machete diz ainda que algumas pessoas podem aproveitar estes eventos para tirar dividendos políticos.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.