sicnot

Perfil

José Gomes Ferreira

Opinião

José Gomes Ferreira

Diretor-Adjunto de Informação SIC

Opinião

Coisas que o Governo de António Costa está a fazer bem

José Gomes Ferreira

José Gomes Ferreira

Diretor-Adjunto de Informação SIC

O que o Governo do PS está a fazer bem feito com o apoio dos partidos da geringonça deve ser elogiado.

1 – A escola pública deve ser defendida. A escola privada, se quer competir com a pública, que o faça pela qualidade, não pela oferta alternativa paga pelo Estado nos mesmos sítios onde o Estado já tem estabelecimentos de ensino. Os protestos contra os contratos de associação apareceram porque o Governo cortou onde reinavam os aparelhos do PS e do PSD que dominavam a gestão dessas escolas. Assim, sem rodeios, conforme me foi dito por um destacado membro do Governo socialista.

2 – A Saúde pública deve ser defendida. Profissionais da saúde pública proclamadores da ética que discretamente empurram doentes para os seus consultórios e clínicas privadas devem ser impedidos de o fazer; contratos de fornecimento de serviços de diagnóstico, tratamento, cirurgia, construção, equipamento e gestão privada de hospitais só devem ter lugar onde o Estado não pode chegar e devem ser sistematicamente questionados no preço e na qualidade. Não devem ser pagos pelo Estado para concorrer deslealmente com o mesmo Estado. Se querem afirmar-se como alternativa verdadeira que o façam pela qualidade, como as escolas.

3 – O combate às rendas excessivas das empresas de eletricidade só peca por ser tardio. O atual Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, tem toda a razão na sua investida com o apoio do PCP e do Bloco, visando taxar as rendas das eólicas, como reconhece o ex-ministro da Indústria do PSD, Mira Amaral.

4 - A iniciativa de reutilização dos manuais escolares é altamente meritória. Foi finalmente enfrentado o lobbie de conluio entre editoras, professores e discretos interesses dentro do próprio Ministério da Educação que muito têm prejudicado o país e sacado literalmente das famílias dezenas de milhões de euros ao longo de muitos anos.

Um dia, inscrevi-me num curso de direito no ensino superior e, quando fui comprar os manuais, alguns vinham com cadernos de 16 páginas presos por cordel, alguns cadernos simplesmente faltavam e o conjunto não tinha capa nem encadernação. Comecei a investigar o mistério e logo percebi que os professores todos os anos reescreviam um ou dois capítulos para justificar a reedição, sem acrescentar nada de pedagogicamente relevante, apenas para impedir os novos alunos de pedirem os manuais emprestados aos alunos dos anos anteriores. A isto chama-se máfia. De pequena escala, mas de grande impacto no somatório do prejuízo por todo o país.

Tem razão a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, quando critica as editoras e o parecer comprado a Gomes Canotilho para apoiar a APEL e a sua posição corporativista. Está de parabéns o Ministério da Educação pela iniciativa de reutilização dos manuais que os países nórdicos, que tanto admiramos mas poucas vezes seguimos, já fazem há muitas décadas.

Sempre achei que a política económica do atual governo começa a construir a casa pelo telhado, começando por distribuir riqueza de cima para baixo em vez de a criar a partir dos alicerces.

Sempre achei que os melhores amigos dos banqueiros que cavaram a nossa desgraça coletiva são os políticos de esquerda que só sabem governar com défices cobertos a crédito, que roubam o futuro das novas gerações.

Acho que as políticas económicas e orçamentais que estão a ser seguidas não têm futuro e podem levar a um agravamento do financiamento da República se não forem corrigidas.

O que o Governo do PS está a fazer bem feito com o apoio dos partidos da geringonça, deve ser elogiado.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.