sicnot

Perfil

Opinião

"Bob Dylan é um poeta", diz Rodrigo Guedes de Carvalho. Reinaldo Serrano tem reticências

"Bob Dylan é um poeta", diz Rodrigo Guedes de Carvalho. Reinaldo Serrano tem reticências

Para o jornalista da SIC Reinado Serrano, é difícil comparar o Nobel da Literatura Bob Dylan a outros premiados como Thomas Mann ou Ernest Hemingway. Opinião diferente tem Rodrigo Guedes de Carvalho, que lembra que a palavra literatura deriva de letras e não de livro.

  • A vida e carreira do Nobel da Literatura
    3:36

    Cultura

    A Academia Sueca surpreendeu tudo e todos na atribuição do Nobel da Literatura, o prémio foi para Bob Dylan. O músico tem 75 anos e nasceu no Estado norte-americano do Minnesota com o nome de Robert Allen Zimmerman. A obra do cantor e compositor influenciou gerações de músicos em mais de 50 anos de carreira. Começou a escrever em criança, aprendeu sozinho a tocar guitarra, piano e harmónica e desde o início da carreira já editou 37 álbuns de estúdio. Barack Obama condecorou Bob Dylan com a maior distinção civil dos Estados Unidos da América.

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.