sicnot

Perfil

José Gomes Ferreira

Opinião

José Gomes Ferreira

Diretor-Adjunto de Informação SIC

Opinião

O Orçamento do Chumbo

José Gomes Ferreira

José Gomes Ferreira

Diretor-Adjunto de Informação SIC

O Orçamento do Estado de 2017 atira sobre muita coisa que mexe. E atira sobre muita coisa que está parada. Atira uma nova taxa sobre o chumbo das munições. Cada cartucho passa a pagar dois cêntimos de munições ao Estado. Seja o tiro sobre um alvo preso à parede ou sobre uma pobre perdiz a voar. Mas os caçadores não escapam a um novo imposto. Também são caçados.

Tal como os proprietários de imóveis de valor superior a 600 mil euros. Particulares, empresas e heranças. Levam todos 0,3 por cento de chumbo quente de imposto especial de património imobiliário. Moradias, apartamentos, cafés, pequenas empresas, grandes armazéns e supermercados, todos vão pagar.

Ah e muita atenção: se alguém tiver alguma dívida ao fisco e uma casa de 60 mil euros leva também com 0,3 por cento de imposto especial de imóveis. Da maneira que o articulado da lei está escrito não escapa ninguém com dívidas nem que a casa valha só 600 euros.

Se esta proposta não for alterada vai haver muito chumbo disparado sobre o Governo por centenas de milhares de contribuintes com problemas com o fisco. Terão de pagar ainda mais ao Estado quando o que precisavam era de ajuda. E em bom rigor, neste caso, todos os pobres proprietários com diferenças com o fisco vão pagar como se fossem ricos.

O chumbo de outro novo imposto vai também atravessar o vidro das garrafas de refrigerantes, dos que têm elevado teor de açúcar. É uma novidade. Chumbo doce a sair da caçadeira do fisco. Sobre alvos fixos dentro dos frigoríficos ou a voar nas bandejas dos empregados até às mesas.

E os carros, também: à saída do stand de vendas apanham com o chumbo do aumento do ISV, bastantes cêntimos multiplicados por dois, pela cilindrada e pelo CO2. E quer estejam parados na garagem ou à porta de casa, ou a circular na aldeia ou na auto-estrada, estão igualmente na mira da caçadeira de IUC que vai apanhar mais umas peças de caça para os cofres do Estado.

Ah, e de caminho os escalões do IRS só são atualizados pela inflação. O enorme aumento de impostos de Vítor Gaspar continua em vigor, desta vez pelo Governo de António Costa com o apoio de Jerónimo de Sousa e de Catarina Martins.

E o ISP que já tinha sido aumentado por este Governo também não mexe.
Mas as pensões são aumentadas em 10 euros até ao valor de 840 euros a meados do ano. E desde Janeiro haverá aumentos pela inflação.
E entretanto os cortes dos salários dos funcionários públicos já estarão todos devolvidos.
E a sobretaxa até se reduz nas retenções na fonte sendo a taxa anual efetiva mais baixa que em 2016.
E a CES - Contribuição Extraordinária de Solidariedade sobre as pensões desaparece de vez.

Na verdade, aplicando uma medida altamente regressiva às pensões, permitindo que as pensões milionárias de 30, 40 e 50 mil euros de ex-banqueiros que nos desgraçaram coletivamente sejam repostas.

(Terá a mesma esquerda que defende a progressividade dos impostos pensado neste efeito altamente regressivo?)

Mas sim, o orçamento de 2017 vai pôr mais peças de caça na mesa de muitos portugueses. Depenando e atirando chumbo sobre muitos outros. A política é como os cartuchos: ou disparam pólvora seca ou chumbo quente. Quem puder que se abrigue.

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.