sicnot

Perfil

Opinião

"Cheira-me a Donald Trump por todos os lados"

"Cheira-me a Donald Trump por todos os lados"

Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, a crise no Golfo. Sete países anunciaram esta segunda-feia o corte de relações diplomáticas com o Qatar, que acusam de apoiar o terrorismo. O comentador da SIC fala numa conspiração de Trump com a Arábia Saudita e que o objetivo passa por criar um poder local contra o Irão. 

  • O que significa o corte de relações com o Qatar?
    2:07

    Mundo

    Sete países anunciaram o corte de relações diplomáticas com o Qatar, que acusam de apoiar o terrorismo. Primeiro a Arábia Saudita, seguida de Bahrein, Iémen, Emirados Árabes, Egito, Líbia e Maldivas. Mas na prática o que é que isso significa? A repórter da SIC Débora Henriques explica-lhe.

  • Os países do Golfo de costas voltadas

    Mundo

    O país que chegou a ser um dos mais pobres dos Emirados é, hoje, um dos mais ricos e influentes da região. A juntar ao fato de ser uma península, o Qatar tem agora todas as fronteiras encerradas e está de relações cortadas com a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e o Egito. A Líbia juntou-se aos aliados do Golfo já depois de Doha ser excluída da Aliança no Iémen.

  • Porquê o Qatar?

    Mundo

    Seis países árabes cortaram relações diplomáticas com o Qatar, acusando o emirado de desestabilizar a região e de apoiar o terrorismo. A acusação não é nova, mas o Qatar rejeita-a e denuncia uma "campanha difamatória" contra o país.