sicnot

Perfil

Opinião

Os não debates

Manual dos (não) debates

1. Dizer que se quer debater;

2. Fazer propostas irrealistas para que não haja debates;

3. Dizer que se quer debater;

4. Tentar combinar debates;

5. Dizer que se quer debater;

6. Marcar um debate na televisão pública;

7. Dizer que se quer debater;

8. Sugerir um segundo debate «a meias» nas TVs privadas;

9. Dizer que se quer debater;

10. Aceitar um segundo debate numa TV privada, excluindo a outra (sem explicação plausível, coerente. Melhor, sem qualquer explicação);

11. Dizer que se quer debater;

12. Escrever comunicados;

13. Dizer que se quer debater;

14. Recusar os dois debates, porque afinal devem ser três;

15. Dizer que se quer debater;

16. Arrumar o assunto, sem definir quantos debates são, afinal;

17. Dizer que se quer debater;

18. Não debater;

19. Dizer que se quer debater.

Nota: Não ignorar neste manual que se tratam de dois candidatos a líder de um partido; Da eleição sairá um candidato a primeiro-ministro pelo partido que hoje tem mais deputados no Parlamento; Não esquecer que os dois foram, em simultâneo, vice-presidentes do partido.

  • Há ou não debates entre Santana Lopes e Rui Rio?
    1:29

    País

    Os dois candidatos à liderança do PSD ainda não se entenderam sobre quantos debates vão fazer. Pedro Santana Lopes quer fazer três frente-a-frente com Rui Rio, um em cada canal de televisão. Já Rui Rio concordou em fazer dois debates nas televisões e admitiu a hipótese de fazer mais um na rádio.

  • "É preciso existir debate, o partido tem que mexer"
    1:02

    País

    O líder do PSD Madeira considera importante o debate entre os dois candidatos à presidência do partido a nível nacional. Miguel Albuquerque recusa revelar se apoia Rui Rio ou Pedro Santana Lopes e deu liberdade de voto aos militantes "laranja" madeirenses. O dirigente insular diz que o fundamental é que o PSD se afirme como alternativa, na qual os portugueses se revejam.

  • Santana Lopes só aceita debates com Rui Rio se forem nas três televisões

    País

    A candidatura de Pedro Santana Lopes só aceita debater com Rui Rio se os frente a frente forem realizados nos três canais generalistas: SIC, RTP e TVI. Esta é a reação de Santana Lopes à proposta feita pela candidatura de Rui Rio, que queria apenas dois debates, um no canal público e um outro a meias, entre a SIC e a TVI, modelo que os dois canais privados recusaram.

  • Rui Rio comprometeu-se a realizar apenas dois debates
    0:45

    País

    Rui Rio disse esta terça-feira que foi apanhado de surpresa com a mudança de posição de Pedro Santana Lopes, que exige três debates entre os dois candidatos à liderança do PSD nos canais generalistas. Rui Rio reiterou ainda que se comprometeu a fazer apenas dois debates.

  • Rui Rio recusa debate na SIC e afirma que "o tema dos debates acabou"
    1:54

    País

    O candidato à liderança do PSD Rui Rio recusou fazer um debate com Santana Lopes na SIC e alega que o acordo prevê apenas dois debates televisivos, na RTP e na TVI. Assegura também que foi o adversário a fazer do assunto uma "trapalhada". Santana Lopes diz por sua vez que não são admissíveis "birras".

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.