sicnot

Perfil

Anselmo Crespo

Costa, o habilidoso

Anselmo Crespo

Anselmo Crespo

Editor de Política SIC

Eu subestimei António Costa. Tenho que confessar. Reconhecia-lhe uma enorme capacidade política mas, ainda assim, subestimei-o. E tenho a certeza que não fui o único. Vamos saltar todo o percurso até chegar a primeiro-ministro. Uma parte da história já está contada. A outra fica para contar mais tarde. Basta-me o que se passou entre o final da semana passada e o início desta semana.

O episódio dificilmente se explica a uma criança de 5 anos, mas eu vou tentar.

O Orçamento do Estado para este ano tinha dois artigos que resultavam de compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português, muito antes de António Costa ser primeiro-ministro. Um implicava ajuda financeira à Grécia, o outro, ajuda financeira à Turquia.

Ora, estes dois artigos corriam o risco de serem chumbados. Porquê? Porque o PCP e o BE não concordam com estes compromissos e iam votar contra. É estranho que o Bloco não concorde em ajudar a Grécia que é governada pelo Syriza e que o PCP não concorde que é preciso ajudar a Turquia a lidar com o drama dos refugiados, mas é o que é.

O problema é que, sem o voto do PCP e do BE, António Costa precisava, pelo menos, da abstenção do PSD. Fácil. Se foi o próprio Passos Coelho a assumir estes compromissos internacionais, fazia sentido que votasse favoravelmente. Errado. O PSD tinha decidido votar contra todos os artigos do Orçamento do Estado e abster-se nas propostas de alteração. Se seguisse esta regra estes dois artigos eram chumbados e Portugal ia faltar com a palavra dada pelo próprio... Passos Coelho. A incoerência, em si mesma, devia ter sido suficiente para o PSD dar o assunto por terminado e deixar passar os dois artigos, mas não foi.

António Costa foi obrigado a puxar pela criatividade. Pegou na regra criada pelo próprio Passos Coelho e usou-a contra ele. Reformulou os dois artigos e voltou a apresentá-los como propostas de alteração. Depois foi só esperar que, desta vez, o PSD fosse coerente. Deu-se bem. Os dois artigos foram aprovados com os votos a favor do PS e com abstenção do PSD. O CDS absteve-se no caso da Grécia e votou a favor no caso da Turquia.

Chapeau. De uma assentada António Costa ultrapassou dois problemas: o do Governo e o de Passos Coelho. Talvez seja por isso que um é primeiro-ministro e o outro já não. Porque a habilidade em política é muito importante.

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.