sicnot

Perfil

Joaquim Franco

Francisco e Cirilo, momento decisivo

Quantos argumentos são necessários para impedir a ação? Perante um obstáculo, uma adversidade, uma tradição ou a força do hábito, como se comporta a atitude?

Ortega e Gasset ensaiou a resposta nos meandros da circunstância. E tão mal tratado anda o pensamento do filósofo espanhol. Se somos também a nossa circunstância, é preciso agir na circunstância para mudar o que somos. Ou, dito de outra maneira, podemos e devemos intervir na circunstância porque também a fazemos. A questão é saber se queremos.

Moldados pelo contexto, somos a medida do que julgamos ser e a surpresa do que nem pensávamos que seriamos capazes de ser ou de fazer se a circunstância tivesse bloqueado a força de vontade.

E o que vale a circunstância, o peso da história ou a memória ferida, perante um momento inesperado que possa desencadear novas circunstâncias?

Perguntava Holderlin, poeta de cabeceira de Jorge Mario Borgoglio, “o que valem as ações e os pensamentos dos homens ao longo dos séculos perante um único instante de amor?”

Vem a citação a propósito de um acontecimento que teve tanto de inesperado como de natural, porque refez o contexto… o encontro em Cuba do Papa com o Patriarca ortodoxo de Moscovo.

Na verdade, o esforço de aproximação entre as duas igrejas – separadas há quase mil anos - vem de longe, foi sendo construído pelos anteriores papas e patriarcas ortodoxos, mas sem a libertadora distância das circunstâncias da memória dos primeiros anos da cisão, do proselitismo, da guerra fria e das sobras da geopolítica regional. Na declaração de Havana, os dois dizem que “deploram a perda da unidade como consequência da fraqueza humana”, temem uma “nova guerra mundial” e estão determinados “a superar as divergências históricas” para dar uma “resposta comum” aos “desafios do mundo contemporâneo”.

Na diferença, são igrejas irmãs e não deixarão de ser diferentes e irmãs. Mas a perseguição dos cristãos, a ajuda humanitária aos refugiados, as desigualdades sociais com a gritante concentração de riqueza, a “crise” na família, a “defesa” da vida, a urgência do diálogo para a liberdade religiosa, a redefinição do cenário religioso e cultural, a reconstrução da Europa, a situação na Ucrânia, teceram novas circunstâncias para os líderes dos maiores grupos cristãos. E deram razão ao filósofo. O homem faz a rutura quando não fica paralisado e atua na circunstância. Francisco e Cirilo assumiram o tempo da oportunidade – o kayros –, criaram o momento, “o primeiro encontro” como disseram. O que pressupõe um esforço de continuidade, que pode passar pela visita de Francisco a Moscovo e pela ida de Cirilo a Roma. O discurso jornalístico chamou-lhe “encontro histórico”. A história dirá que foi um momento decisivo, protagonizado por duas pessoas maiores do que as circunstâncias.

Sugestões de leitura: Papa Francisco - Esta economia mata (Bertrand), de Andrea Tornielli e Giacomo Galeazzi; O Pacto das Catacumbas (Paulinas), de Xabier Pikaza e José Antunes da Silva; Um breve guia para Clássicos Filosóficos (Temas e Debates), de James M. Russell.

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Secretário da Segurança Interna dos EUA desmente Donald Trump

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que os esforços do seu Governo para expulsar alguns imigrantes ilegais dos Estados Unidos "são uma operação militar", afirmação contrariada pelo seu secretário da Segurança Nacional no México.