A minha história favorita do Mariano Gago
18.04.2015 11h52
Caiu-me uma chuva de recordações. Na SIC, ouço - o António Costa, vai falar sobre o Mariano Gago. Desconfiança imediata - o que é que aconteceu ao Mariano Gago? Morreu. E disse uma frase que nunca me imaginei dizer - morreu o “meu” ministro? Não é suposto um jornalista falar assim, e não me venham com cumplicidades, o “meu” ministro nunca me pediu uma peça, nem interferiu numa reportagem, nada.

Lourenco Medeiros
Sentia sinceramente que ele tinha um objetivo que eu só podia admirar, a obra ficou à vista. Deixámos de ter show off de pseudo ciência e passámos a ocupar um lugar que até pode ser pequeno, mas é digno e importante na Europa dos investigadores. Acredito que muito se lhe deve, se temos hoje empresas a trabalhar para a investigação espacial. Até ainda temos o Ciência Viva, e quem já viu os olhos dos miúdos num Pavilhão do Conhecimento imagina o potencial que ali está, a marca que pode deixar, semente de futuros sucessos.
Passámos a olhar para a ciência como algo que dá frutos e importantes, mas que tem que prestar contas pelos recursos que consome.
Acabou com o POSAT, o satélite português, felizmente, mas estamos na Agência Espacial Europeia e noutras tantas instituições onde jovens portugueses vão aprender a fazer parte deste movimento que nos empurra sempre para a frente, para saber mais e fazer mais.
Convidou-me para as reuniões do Livro Verde da Sociedade de Informação, e pensei que era só para uma vez: Não sei se por não ter doutoramento, ou por ter incomodado algumas vozes acomodadas ao status quo, não fui convidado no ano seguinte, devia ser uma quinta ou sexta-feira quando recebo um telefonema, uma voz de urgência a sublinhar a importância - Lourenço, o ministro descobriu que te excluíram, podes vir no fim de semana ao Livro Verde?
Como é que se diz que não a uma coisa destas?
Quando decidi acabar uma série de programas sobre o bug do ano 2000 com uma entrevista com o Ministro responsável dei com uma barreira de silêncio, um dia vi pela TV que estava no Parlamento. Imediatamente apanhei um táxi até à bancada de imprensa e entre alguma mímica e dois bilhetes trocados pelos funcionários da Assembleia lá dei comigo a tomar café com o Sr. ministro. Disse-me, preto no branco, o que ninguém me queria dizer - não te posso dar a entrevista já, ainda não tenho os dados todos. Ficou ali mesmo combinado que a entrevista seria tão tarde quanto possível, antes da emissão do tal programa, e não foi só tarde no dia. Era meia-noite quando na RTP estava toda uma equipa de estúdio para gravar a entrevista que terminaria a série de programas sobre o bug do ano 2000, e fez-se.
Lembro-me de trocar mensagens de correio eletrónico às 4 da manhã e ter resposta quase imediata. Tenho muitas histórias, até embaraçosas, não é suposto estar de microfone na mão ao lado de uns quantos jornalistas à espera de um Ministro que antes de responder seja o que for abre um abraço franco - há quanto tempo não nos víamos.
Mas a minha história favorita é a que me contou, a mim e a muitos outros, sorriso rasgado, com um brilho no olhar como se tivesse sido ontem. Adorava recordar como introduziu uma nova tecnologia em Portugal. Vinha do CERN, contava que chegou à fronteira num carrinho minúsculo com o porta bagagens carregado de caixotes com cartões perfurados, sim, era assim que se transmitiam dados, com cartões perfurados, e teve que explicar a um guarda de fronteira o que era aquilo. Explicou, ensinou a um guarda provavelmente pouco mais que analfabeto que passou da desconfiança à sede de saber, e passou a fronteira com a sua carga, provavelmente o primeiro programa de computador a entrar no país. Ao que parece ficaram amigos. Esta história da qual já confundo os detalhes diz mais do homem, da sua capacidade de iniciativa do seu amor pela ciência e pela transmissão de conhecimento do que todas as pequenas anedotas que tenhamos compartilhado.
Deixou-nos cedo, mas com obra feita que ainda marcará o país por muitos anos, por mais serviços que fechem por falta de verba para apostar na Ciência. Tenho a certeza de que podia fazer mais, mas que foi uma daquelas vidas que valeu a pena para todos nós, os que cá estão e os que ainda virão.
Na Homepage
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
-
FC Porto goleia Vitória de Setúbal
O FC Porto manteve a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Vitória de Setúbal, por 5-1, no jogo que encerrou a 31.ª jornada.
- 0:44
"A nossa lei tem demasiados buracos"
Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.
24.04.2018 às 0h09
- 2:05
Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.
23.04.2018 às 21h10
- 2:08
Polícia terá identificado suspeitos do envenenamento de ex-espião russo
A polícia britânica já terá identificado os suspeitos do alegado envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha. O caso continua a levantar polémica. A agência Associated Press falou com dois dos cientistas que trabalharam no programa químico soviético.
23.04.2018 às 21h36
-
Australiano de 12 anos viaja sozinho para Bali sem os pais perceberem
Depois de uma discussão com os pais, um rapaz australiano de 12 anos decide ir a Bali sozinho e levar os cartões de crédito dos pais para ajudas de custo. A família só se apercebeu depois da escola ligar para casa a avisar que Drew, nome fictício, tinha faltado às aulas.
23.04.2018 às 20h23
-
Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral
Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.
23.04.2018 às 19h40
-
-
-
-
Equipas espanholas juntam-se às buscas por pescador desaparecido no rio Minho
23.04.2018 às 21h08
-
-
-
Acusação pede prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista
O Ministério Público da Dinamarca pediu esta segunda-feira prisão perpétua para Peter Madsen, julgado por tortura, homicídio e profanação de cadáver da jornalista sueca Kim Wall, em agosto de 2017, a bordo do submarino que construiu.
23.04.2018 às 18h21
-
-
-
Polícia norte-americana detém suspeito do tiroteio em restaurante de Nashville
23.04.2018 às 20h51
-
Autoridades não deixaram eleitora recensear-se em Maputo por usar roupas curtas
23.04.2018 às 18h43
-
Clube de striptease aceita substituir cartaz à beira de autoestrada nos EUA
23.04.2018 às 18h51
-
-
Polícia interrompe velório para desbloquear telemóvel com o dedo do morto
As autoridades do estado norte-americano da Florida interromperam um velório para tentar desbloquear o telemóvel do morto, como parte da investigação. Linus Phillip foi mortalmente atingido por seis tiros disparados pela polícia, em março, depois de alegadamente ter fugido às autoridades.
23.04.2018 às 23h39
-
Itália concede nacionalidade a bebé britânico para continuar tratamentos em Roma
O Governo de Itália concedeu esta segunda-feira a nacionalidade ao bebé britânico Alfie Evans, com uma doença cerebral degenerativa, para que a criança, que a Justiça do Reino Unido pretende desligar do suporte artificial de vida, continue tratamentos em Roma.
23.04.2018 às 19h55
-
Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies
Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.
23.04.2018 às 20h45
-
Alterações climáticas podem tornar metade do sul europeu em área seca
As alterações climáticas podem levar ao aumento das regiões secas no sul da Europa, atingindo metade da área total, e o número de meses secos pode ultrapassar os sete por ano, em algumas zonas, conclui um estudo.
23.04.2018 às 18h03