sicnot

Perfil

Miguel Sousa Tavares

"Os gregos estão condenados a sofrer eternamente a austeridade para pagar dívida"

"Os gregos estão condenados a sofrer eternamente a austeridade para pagar dívida"

Miguel Sousa Tavares diz que os gregos estão condenados a sofrer a austeridade para pagar a dívida. O comentador da SIC acrescenta que o caminho terá que mudar, nomeadamente quanto ao comportamento da Alemanha.

  • Eurogrupo discute as possibilidades do alívio da dívida grega
    1:44

    Economia

    O Eurogrupo teve hoje a primeira discussão sobre o alívio da dívida grega. O grupo aceitou começar a estudar as várias possibilidades a curto, médio e longo prazo. O FMI exige o alívio da dívida e um plano de contingências para emprestar mais dinheiro à Grécia. Mário Centeno, contudo, recusa para já apanhar boleia da Grécia e debater a dívida portuguesa.

  • Protestos na Grécia terminam em confrontos
    0:43

    Mundo

    O novo pacote de austeridade do Governo grego causou uma onda de contestação na Grécia. Em Atenas, mais de 10 mil pessoas protestaram junto ao Parlamento grego. A manifestação terminou em confrontos com a polícia. Pelo menos duas pessoas foram detidas.

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.