sicnot

Perfil

Miguel Sousa Tavares

"O momento não podia ser mais infeliz, Portugal está prestes a ser sancionado"

"O momento não podia ser mais infeliz, Portugal está prestes a ser sancionado"

Pedro Passos Coelho acusa o Governo de ter um problema de credibilidade e diz que está nas mãos do executivo evitar sanções por causa do défice excessivo. Miguel Sousa Tavares considera que o momento desta intervenção não podia ser mais infeliz, uma vez que o país está na iminência de ser penalizado. O comentador diz ainda que "neste momento o que se passa na cabeça dos decisores é que Portugal não cumpriu 2015 e não vai cumprir 2016" com as suas obrigações.

  • "Juridicamente estamos condenados, agora falta a questão política"
    3:32

    Miguel Sousa Tavares

    António Costa enviou uma carta ao presidente da Comissão Europeia a pedir que Portugal não seja sancionado. Os comissários europeus reúnem-se esta terça-feira mas só vão tomar uma decisão no final desta semana. Miguel Sousa Tavares realça o facto do país estar em incumprimento há sete anos e diz mesmo que estamos juridicamente condenados. O comentador diz ainda é indiscutível que "as coisas endureceram em relação a Portugal" e resta esperar pelo desfecho político da situação.

  • Comissão Europeia adia decisão sobre sanções para o final da semana
    2:15

    Economia

    A Comissão Europeia adiou para o final da semana a decisão sobre a aplicação de sanções a Portugal e Espanha. Amanhã, o assunto será debatido pelo Colégio de Comissários, mas nada ficará decidido. O presidente da Comissão Europeia recebeu entretanto a carta de António Costa, em que o primeiro-ministro volta a pedir que não seja aplicada qualquer multa.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC