sicnot

Perfil

Miguel Sousa Tavares

"O momento não podia ser mais infeliz, Portugal está prestes a ser sancionado"

"O momento não podia ser mais infeliz, Portugal está prestes a ser sancionado"

Pedro Passos Coelho acusa o Governo de ter um problema de credibilidade e diz que está nas mãos do executivo evitar sanções por causa do défice excessivo. Miguel Sousa Tavares considera que o momento desta intervenção não podia ser mais infeliz, uma vez que o país está na iminência de ser penalizado. O comentador diz ainda que "neste momento o que se passa na cabeça dos decisores é que Portugal não cumpriu 2015 e não vai cumprir 2016" com as suas obrigações.

  • "Juridicamente estamos condenados, agora falta a questão política"
    3:32

    Miguel Sousa Tavares

    António Costa enviou uma carta ao presidente da Comissão Europeia a pedir que Portugal não seja sancionado. Os comissários europeus reúnem-se esta terça-feira mas só vão tomar uma decisão no final desta semana. Miguel Sousa Tavares realça o facto do país estar em incumprimento há sete anos e diz mesmo que estamos juridicamente condenados. O comentador diz ainda é indiscutível que "as coisas endureceram em relação a Portugal" e resta esperar pelo desfecho político da situação.

  • Comissão Europeia adia decisão sobre sanções para o final da semana
    2:15

    Economia

    A Comissão Europeia adiou para o final da semana a decisão sobre a aplicação de sanções a Portugal e Espanha. Amanhã, o assunto será debatido pelo Colégio de Comissários, mas nada ficará decidido. O presidente da Comissão Europeia recebeu entretanto a carta de António Costa, em que o primeiro-ministro volta a pedir que não seja aplicada qualquer multa.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC