sicnot

Perfil

Miguel Sousa Tavares

"O momento não podia ser mais infeliz, Portugal está prestes a ser sancionado"

"O momento não podia ser mais infeliz, Portugal está prestes a ser sancionado"

Pedro Passos Coelho acusa o Governo de ter um problema de credibilidade e diz que está nas mãos do executivo evitar sanções por causa do défice excessivo. Miguel Sousa Tavares considera que o momento desta intervenção não podia ser mais infeliz, uma vez que o país está na iminência de ser penalizado. O comentador diz ainda que "neste momento o que se passa na cabeça dos decisores é que Portugal não cumpriu 2015 e não vai cumprir 2016" com as suas obrigações.

  • "Juridicamente estamos condenados, agora falta a questão política"
    3:32

    Miguel Sousa Tavares

    António Costa enviou uma carta ao presidente da Comissão Europeia a pedir que Portugal não seja sancionado. Os comissários europeus reúnem-se esta terça-feira mas só vão tomar uma decisão no final desta semana. Miguel Sousa Tavares realça o facto do país estar em incumprimento há sete anos e diz mesmo que estamos juridicamente condenados. O comentador diz ainda é indiscutível que "as coisas endureceram em relação a Portugal" e resta esperar pelo desfecho político da situação.

  • Comissão Europeia adia decisão sobre sanções para o final da semana
    2:15

    Economia

    A Comissão Europeia adiou para o final da semana a decisão sobre a aplicação de sanções a Portugal e Espanha. Amanhã, o assunto será debatido pelo Colégio de Comissários, mas nada ficará decidido. O presidente da Comissão Europeia recebeu entretanto a carta de António Costa, em que o primeiro-ministro volta a pedir que não seja aplicada qualquer multa.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Angola com eleições a 23 de agosto

    Mundo

    O chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, convocou as próximas eleições gerais em Angola para 23 de agosto de 2017, informou hoje à agência Lusa a Casa Civil do Presidente da República.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.