Governo anuncia alterações aos regimes do ensino e da carta de condução
11.02.2012 16h46
O secretário de Estado dos Transportes anunciou hoje, em Coimbra, a introdução de alterações aos regimes da carta e do ensino de condução automóvel, no sentido de os harmonizar com os outros países da União Europeia (UE).

(Arquivo)
Em causa está essencialmente a harmonização com as normas europeias dos "títulos que habilitam a conduzir, quanto à validade e classes".
Sérgio Silva Monteiro anunciou também a "descentralização relativamente ao regime de exames" de condução automóvel ("fazendo com que as escolas sejam autónomas na sua organização") e, por outro lado, a possibilidade do ensino de condução através de plataformas 'e-learning' ser "certificado e utilizado no mais curto espaço de tempo".
"Temos, decretada, em 25 de janeiro passado, pelo Tribunal de Justiça das comunidades europeias, uma infração contra o Estado português, relativa à transposição" de uma diretiva europeia de 2009, sobre "o ensino e a condição automóvel", disse o governante, que falava, hoje, de manhã, na sessão de abertura de um seminário promovido pela Associação Nacional dos Industriais do Ensino de Condução Automóvel (ANIECA).
"Isto é uma vergonha para Portugal" e "não há nenhuma razão, nem de crise económica, nem de crise financeira", para este atraso, sustentou o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro.
Só a "desorganização do Estado" explica que a transposição da diretiva para a legislação portuguesa ainda não tenha sido efetuada, afirmou Sérgio Silva Monteiro, considerando que a situação também "embaraça" as escolas de condução no exercício da sua atividade.
Questionado pela Agência Lusa, à margem daquela sessão, o secretário de Estado dos Transportes adiantou que as novas normas deverão entrar em vigor dentro de alguns meses.
"Estamos a iniciar o circuito legislativo" e o "processo de reflexão interno dentro do próprio governo" sobre esta matéria "está a terminar", revelou, acrescentando que, "a partir daí, são necessários um a três meses para aprovar as alterações legislativas".
Portugal "está com um processo de infração grave" e "temos de ser muito rápidos", salientou.
Para o condutor ou aluno das escolas de condução "não há alterações de monta", não se trata de "uma revolução" legislativa, mas apenas de um "ajustamento às regras" europeias, assegurou ainda, à Agência Lusa, o secretário de Estado dos Transportes.
Estas medidas também correspondem aos anseios da ANIECA, disse o governante, enaltecendo o modo como a Associação "tem colaborado com os governos, independentemente da sua cor política" e "o diálogo construtivo" que tem mantido com a Secretaria de Estado que lidera.
"Queremos discrição e diálogo, queremos sobretudo sucesso nos resultados", garantiu o secretário de Estado dos Transportes.
Subordinado ao tema "sustentabilidade económica das escolas de condução", o seminário da ANIECA, conta, segundo a organização, com "a participação de mais de 500 escolas de condução de todo o país" e decorre até ao final da tarde de hoje, no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra.
Lusa
Na Homepage
- 2:12
Marcelo apela à reflexão sobre o sistema político e alerta contra "messianismos"
25.04.2018 às 13h17
- 0:41
"Não são aceitáveis ataques de carácter, qualquer que seja o alvo ou partido"
25.04.2018 às 15h22
- 0:37
"A liberdade nem sempre tem sido bem usada para as escolhas que se têm feito"
25.04.2018 às 15h25
- 0:52
Ministro da Saúde acredita que portugueses veem de forma positiva a evolução do SNS
Adalberto Campos Fernandes acredita que os portugueses veem de forma positiva a evolução do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nestes 44 anos de democracia.O ministro da Saúde admite, no entanto, que durante vários anos houve falta de investimento e que serão necessários mais 5 ou 6 anos para recuperar.
25.04.2018 às 11h42
-
Prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista sueca
O inventor dinamarquês Peter Madsen foi condenado hoje a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado em agosto de 2017, perto de Copenhaga.
25.04.2018 às 13h12
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
- 1:38
"Gerar simpatias não é crime mas o Benfica foi longe demais"
25.04.2018 às 1h30
- 0:38
- 1:10
As imagens do resgate da Marinha Portuguesa em Lampedusa
Uma fragata da Marinha Portuguesa resgatou 138 migrantes, esta terça-feira ao largo da costa da ilha italiana de Lampedusa. A embarcação ilegal, em risco de afundamento, estava sobrelotada. Oito bebés viajavam a bordo.
25.04.2018 às 12h29
- 1:55
Justiça britânica recusa tratamento em Itália de bebé com doença degenerativa
25.04.2018 às 14h02
-
Norte-coreanos atacam relatório de diretos humanos dos Estados Unidos
A Coreia do Norte considerou "ridículas" as críticas norte-americanas sobre o respeito dos direitos humanos no país, a poucas semanas do encontro entre o líder norte-coreano e o Presidente dos Estados Unidos.
25.04.2018 às 9h11
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
- 6:24
- 15:09
O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
João Pinto Coelho ganhou o prémio Leya com o livro "Os Loucos da Rua Mazur". O romance parte de um episódio de um massacre de judeus levado a cabo por polacos. A Reportagem Especial acompanhou o autor para conhecer melhor a história desse 10 de julho de 1941.
24.04.2018 às 22h31
- 1:31
Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
Um caso de excesso de velocidade fez disparar a curiosidade na Suíça. A polícia ia identificar o infrator para enviar a multa, quando descobriu que o radar tinha captado um pato a circular a uma velocidade superior à permitida naquela estrada.
24.04.2018 às 17h07
-
Carta de Wagner contra os judeus leiloada em Jerusalém por 42 mil dólares
Uma carta do compositor Richard Wagner dirigida a um intelectual francês, prevenindo-o para "a influência" judaica na cultura, foi esta terça-feira vendida em leilão, em Jerusalém, por cerca de 42 mil dólares (34 mil euros).
24.04.2018 às 22h30
- 1:17