País

Cartas de condução têm novas regras a partir de hoje 

Os novos condutores de automóveis ligeiros  e de motas vão passar a renovar a carta de condução aos 30 anos e os motoristas  de pesados passam a fazê-lo aos 25 anos, segundo as regras que entram hoje  em vigor. 

No total, foram produzidos no país acima de 108 mil veiculos entre janeiro e julho, dos quais quase 97% foram para exportação.

No total, foram produzidos no país acima de 108 mil veiculos entre janeiro e julho, dos quais quase 97% foram para exportação.

TIAGO PETINGA

O novo regulamento da habilitação legal para conduzir estabelece que  a revalidação da carta de condução se inicia aos 30 anos para os condutores  de ciclomotores, motociclos e ligeiros e aos 25 anos para as restantes categorias.

Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT),  os condutores de automóveis ligeiros e de motas vão ter de revalidar o título  de 10 em 10 anos até aos 60 anos de idade, passando o tempo a ser encurtado  para cinco anos e, depois, para dois anos a partir dos 70 anos de idade.

Para os motoristas de pesados, os prazos de revalidação são sempre de  cinco anos até aos 65 anos de idade, sendo esta a idade limite para conduzir  este tipo de veículos. 

O IMTT esclarece que os novos prazos de validade só são aplicáveis para  as cartas emitidas após o dia de hoje, mantendo-se os títulos anteriores  a 2013 com a validade que consta na carta atual. 

As novas regras indicam que a revalidação é meramente administrativa  aos 30 e 40 anos para os condutores de ligeiros e aos 25 anos para os motoristas  de pesados. 

O exame médico mantém-se obrigatório para a revalidação da carta a partir  dos 50 anos para as categorias de ciclomotores, motociclos e ligeiros, enquanto  para as restantes categorias é a partir dos 25 anos. 

O novo regulamento exige igualmente um "maior rigor na avaliação da  aptidão física e mental", tornando-se "mais exigentes no que respeita às  condições de visão, diabetes e epilepsia". 

Lusa

  • As novas regras para cartas de condução
    1:01

    País

    As novas regras da carta de condução entram em vigor já na próxima quarta-feira, 2 de janeiro. Há mudanças nos novos títulos, mas também há alterações para quem já tem carta há mais tempo.

  • Benfica promete queixa-crime contra quem divulgou contratos de Castillo e Ferreyra
    1:26

    Desporto

    Um blog divulgou na internet os valores dos contratos de dois dos reforços do Benfica, Castillo e Ferreyra. O clube da Luz promete agir judicialmente contra quem divulgou estas informações. A SIC sabe que devido à gravidade dos factos a Liga de Clubes está a considerar suspender os funcionários da instituição até que este caso seja esclarecido.

  • Donald Trump envolvido em mais uma polémica
    1:49
  • Caminhada de 20 quilómetros até ao trabalho valeu um carro

    Mundo

    Quando o carro de Walter Carr deixou de funcionar um dia antes do primeiro dia de trabalho numa empresa de mudanças, ele não desistiu nem ligou a dizer que ia faltar. Saiu de casa à meia-noite e fez mais de 20 quilómetros a pé para chegar a horas. No final recebeu uma recompensa.

    SIC