sicnot

Perfil

País

As consequências do novo mapa judiciário

REPORTAGEM SIC

As consequências do novo mapa judiciário

Seis meses depois da entrada em funcionamento do novo mapa judiciário, a SIC foi à procura das consequências. A passagem de 27 tribunais a secções de proximidade foi o lado mais visível da reforma no Interior do país, mas há outros, como as dificuldades de acesso à Justiça por parte dos cidadãos. Bragança foi dos distritos mais afetados, como mostra a reportagem de João Faiões.

  • Novo mapa judiciário acabou com tribunal de Monchique no Algarve
    6:28

    País

    O Jornal da Noite começa hoje a mostrar uma série de reportagens sobre a justiça na semana do Tribunal de Porta Aberta. Uma semana promovida pela associação sindical dos juízes. Durante a semana a SIC vai descobrir como ficaram várias das novas comarcas depois da entrada em vigor do Novo Mapa Judiciário. A primeira reportagem é no tribunal de Faro, onde as mais recentes alterações podem deixar a comarca à beira da catástrofe. O aviso é do próprio Juiz presidente, que fala na possibilidade de prescrição de processos, devido à falta de funcionários.

  • Falta de recursos humanos afeta Comarca de Bragança
    6:32

    País

    Três meses depois do arranque do novo mapa judiciário, o Jornal da Noite faz um primeiro balanço junto de algumas comarcas do país. Esta quarta-feira é em Bragança, onde a falta de recursos humanos é um dos principais problemas, mas o maior impacto é sentido pela população, que é agora obrigada a grandes deslocações.

  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas celebrações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.