sicnot

Perfil

País

As consequências do novo mapa judiciário

REPORTAGEM SIC

As consequências do novo mapa judiciário

Seis meses depois da entrada em funcionamento do novo mapa judiciário, a SIC foi à procura das consequências. A passagem de 27 tribunais a secções de proximidade foi o lado mais visível da reforma no Interior do país, mas há outros, como as dificuldades de acesso à Justiça por parte dos cidadãos. Bragança foi dos distritos mais afetados, como mostra a reportagem de João Faiões.

  • Novo mapa judiciário acabou com tribunal de Monchique no Algarve
    6:28

    País

    O Jornal da Noite começa hoje a mostrar uma série de reportagens sobre a justiça na semana do Tribunal de Porta Aberta. Uma semana promovida pela associação sindical dos juízes. Durante a semana a SIC vai descobrir como ficaram várias das novas comarcas depois da entrada em vigor do Novo Mapa Judiciário. A primeira reportagem é no tribunal de Faro, onde as mais recentes alterações podem deixar a comarca à beira da catástrofe. O aviso é do próprio Juiz presidente, que fala na possibilidade de prescrição de processos, devido à falta de funcionários.

  • Falta de recursos humanos afeta Comarca de Bragança
    6:32

    País

    Três meses depois do arranque do novo mapa judiciário, o Jornal da Noite faz um primeiro balanço junto de algumas comarcas do país. Esta quarta-feira é em Bragança, onde a falta de recursos humanos é um dos principais problemas, mas o maior impacto é sentido pela população, que é agora obrigada a grandes deslocações.

  • Samaris suspenso por três jogos

    Desporto

    O internacional grego do Benfica Samaris foi castigado com três jogos de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após ter sido instaurado um auto de flagrante delito por parte da Comissão de Instrutores.

    Em atualização

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.