sicnot

Perfil

País

As consequências do novo mapa judiciário

REPORTAGEM SIC

As consequências do novo mapa judiciário

Seis meses depois da entrada em funcionamento do novo mapa judiciário, a SIC foi à procura das consequências. A passagem de 27 tribunais a secções de proximidade foi o lado mais visível da reforma no Interior do país, mas há outros, como as dificuldades de acesso à Justiça por parte dos cidadãos. Bragança foi dos distritos mais afetados, como mostra a reportagem de João Faiões.

  • Novo mapa judiciário acabou com tribunal de Monchique no Algarve
    6:28

    País

    O Jornal da Noite começa hoje a mostrar uma série de reportagens sobre a justiça na semana do Tribunal de Porta Aberta. Uma semana promovida pela associação sindical dos juízes. Durante a semana a SIC vai descobrir como ficaram várias das novas comarcas depois da entrada em vigor do Novo Mapa Judiciário. A primeira reportagem é no tribunal de Faro, onde as mais recentes alterações podem deixar a comarca à beira da catástrofe. O aviso é do próprio Juiz presidente, que fala na possibilidade de prescrição de processos, devido à falta de funcionários.

  • Falta de recursos humanos afeta Comarca de Bragança
    6:32

    País

    Três meses depois do arranque do novo mapa judiciário, o Jornal da Noite faz um primeiro balanço junto de algumas comarcas do país. Esta quarta-feira é em Bragança, onde a falta de recursos humanos é um dos principais problemas, mas o maior impacto é sentido pela população, que é agora obrigada a grandes deslocações.

  • "O bom senso obriga a acordo para a estabilização do sistema financeiro"
    2:06

    Economia

    O Presidente da República disse esta quarta-feira que "o bom senso obriga a que todos estejam de acordo para a estabilização do sistema financeiro". Num aparente recado a Passos Coelho, Marcelo apelou a um consenso de regime e avisou que "não há prazer tático que justifique o desgaste" provocado pelas divisões atuais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.