sicnot

Perfil

País

Armazenamento de água subiu em dez bacias hidrográficas em fevereiro

O volume de água armazenada em fevereiro nas bacias hidrográficas de Portugal continental registou um aumento em dez delas, descendo em apenas uma bacia, comparativamente ao mês anterior, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

NUNO VEIGA

De acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH na Internet, no último dia do mês de fevereiro, e relativamente ao mesmo período do mês anterior, verificou-se uma subida no volume de armazenado em dez bacias hidrográficas monitorizadas e uma descida em uma.

 

Das 58 albufeiras monitorizadas, 29 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e não existem albufeiras com disponibilidade inferior a 40% do volume total.

 

Os níveis mais elevados de armazenamento de água em fevereiro de 2015 ocorreram nas bacias do Barlavento (99,5%), do Oeste (94,0%), de Mira (88%), do Guadiana (87,5%), do Tejo (80,4%), do Mondego (77,2%), do Arade (75,3%), do Cávado (72,0%), do Douro (67,1%), do Sado (66,3%) e do Lima (66,3%) e no Ave (63,9%).

 

O SNIRH indica que os armazenamentos de fevereiro de 2015, por bacia hidrográfica, apresentam-se superiores às médias dos valores do esmo mês nos períodos de 1990/91 a 2013/14), exceto para as bacias Cávado/Ribeiras Costeiras, Ave e Douro.


Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22