sicnot

Perfil

País

Armazenamento de água subiu em dez bacias hidrográficas em fevereiro

O volume de água armazenada em fevereiro nas bacias hidrográficas de Portugal continental registou um aumento em dez delas, descendo em apenas uma bacia, comparativamente ao mês anterior, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

NUNO VEIGA

De acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH na Internet, no último dia do mês de fevereiro, e relativamente ao mesmo período do mês anterior, verificou-se uma subida no volume de armazenado em dez bacias hidrográficas monitorizadas e uma descida em uma.

 

Das 58 albufeiras monitorizadas, 29 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e não existem albufeiras com disponibilidade inferior a 40% do volume total.

 

Os níveis mais elevados de armazenamento de água em fevereiro de 2015 ocorreram nas bacias do Barlavento (99,5%), do Oeste (94,0%), de Mira (88%), do Guadiana (87,5%), do Tejo (80,4%), do Mondego (77,2%), do Arade (75,3%), do Cávado (72,0%), do Douro (67,1%), do Sado (66,3%) e do Lima (66,3%) e no Ave (63,9%).

 

O SNIRH indica que os armazenamentos de fevereiro de 2015, por bacia hidrográfica, apresentam-se superiores às médias dos valores do esmo mês nos períodos de 1990/91 a 2013/14), exceto para as bacias Cávado/Ribeiras Costeiras, Ave e Douro.


Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.