sicnot

Perfil

País

Obras levam ao corte de trânsito entre as pontes do Infante e D.Maria no Porto

A Câmara do Porto informou hoje que vai cortar o trânsito na Avenida Gustavo Eiffel entre as pontes do Infante e Dona Maria entre esta quarta-feira e dia 13 de março, das 10:30 às 16:30.

O corte do trânsito durante os próximos dez dias deve-se às obras de consolidação da Escarpa das Fontainhas que entram agora na segunda fase e cujo orçamento é de 2,1 milhões de euros, com um prazo de execução de cerca de dez meses.

"A empreitada de consolidação é essencial para a cidade e prevê a estabilização de secções críticas da escarpa [das Fontainhas] quanto ao perigo de derrocada, identificadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil", explica a autarquia num comunicado de imprensa enviado à comunicação social.

O corte de trânsito no troço compreendido entre a Ponte do Infante e a Ponte Dona Maria, das 10:30 às 16:30, "nada tem que ver com as obras que a Empresa Municipal Águas do Porto está a realizar também naquela via", acrescenta a mesma nota de imprensa.

A 1.ª fase da empreitada incidiu sobre a área "mais urgente", situada entre as Pontes do Infante e de Dona Maria Pia, sendo que os trabalhos de consolidação corresponderam a um investimento municipal superior a 915 mil euros.

A terceira e última fase da empreitada inicia-se ainda em 2015 e o investimento total da Câmara do Porto na obra é de "quase quatro milhões de euros". 

A autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira numa coligação pós-eleitoral com o PS, revela que "o atual executivo tem vindo a realojar os antigos moradores do bairro do Nicolau, obrigados a abandonar as casas devido ao risco eminente de derrocada, em habitações camarárias próximas da escarpa das Fontainhas, o seu local de enraizamento social".


Lusa
  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.