sicnot

Perfil

País

Obras levam ao corte de trânsito entre as pontes do Infante e D.Maria no Porto

A Câmara do Porto informou hoje que vai cortar o trânsito na Avenida Gustavo Eiffel entre as pontes do Infante e Dona Maria entre esta quarta-feira e dia 13 de março, das 10:30 às 16:30.

O corte do trânsito durante os próximos dez dias deve-se às obras de consolidação da Escarpa das Fontainhas que entram agora na segunda fase e cujo orçamento é de 2,1 milhões de euros, com um prazo de execução de cerca de dez meses.

"A empreitada de consolidação é essencial para a cidade e prevê a estabilização de secções críticas da escarpa [das Fontainhas] quanto ao perigo de derrocada, identificadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil", explica a autarquia num comunicado de imprensa enviado à comunicação social.

O corte de trânsito no troço compreendido entre a Ponte do Infante e a Ponte Dona Maria, das 10:30 às 16:30, "nada tem que ver com as obras que a Empresa Municipal Águas do Porto está a realizar também naquela via", acrescenta a mesma nota de imprensa.

A 1.ª fase da empreitada incidiu sobre a área "mais urgente", situada entre as Pontes do Infante e de Dona Maria Pia, sendo que os trabalhos de consolidação corresponderam a um investimento municipal superior a 915 mil euros.

A terceira e última fase da empreitada inicia-se ainda em 2015 e o investimento total da Câmara do Porto na obra é de "quase quatro milhões de euros". 

A autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira numa coligação pós-eleitoral com o PS, revela que "o atual executivo tem vindo a realojar os antigos moradores do bairro do Nicolau, obrigados a abandonar as casas devido ao risco eminente de derrocada, em habitações camarárias próximas da escarpa das Fontainhas, o seu local de enraizamento social".


Lusa
  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC