sicnot

Perfil

País

Base das Lajes regressa ao Parlamento no dia 26 de março

O Parlamento discute no dia 26 de março um projeto de resolução do PSD e CDS-PP pedindo ao Governo "firmeza na salvaguarda das devidas compensações" pela redução da presença militar norte-americana na base das Lajes, nos Açores.

O projeto de resolução foi hoje agendado em conferência de líderes parlamentares, tendo o Bloco de Esquerda anunciado que também agendará uma iniciativa sobre o mesmo tema.

A conferência de líderes marcou igualmente um debate de urgência, pedido pelo PS, sobre "políticas públicas de educação e formação", para o dia 19 de março, o mesmo dia em que o BE agendou um projeto de lei para limitar a cobrança de comissões bancárias.

O projeto de resolução da maioria PSD/CDS-PP sobre a base das Lajes recomenda ao Governo "que mantenha uma posição de firmeza na salvaguarda das devidas compensações ao impacto económico, social e ambiental da redução da presença norte-americana da base das Lajes" e que "concretize uma proposta concertada com o Governo Regional e as autarquias envolvidas".

A maioria recomenda ainda que o executivo "conjugue esforços com o parlamento, junto das autoridades norte-americanas eleitas, com ligação à comunidade portuguesa, em ações que possam ajudar ao sucesso das negociações em curso".

Devido à viagem oficial do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ao Japão, na última semana de março, foi marcado um debate quinzenal com o chefe de Governo para o dia 1 de abril, informou o secretário da mesa da Assembleia aos jornalistas.



Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.