sicnot

Perfil

País

TAP deixa de voar para Faial e Pico e SATA reforça operação nas duas ilhas

A TAP vai deixar de voar para o Faial e o Pico, nos Açores, a partir do final do mês, ligações que passarão a ser asseguradas pela SATA, garantiu à Lusa o secretário de Estado dos Transportes. 

(Reuters/Arquivo)

Em declarações à Lusa, Sérgio Monteiro adiantou que a TAP e a SATA fizeram um acordo comercial que prevê que "a oferta que a população anteriormente tinha ou se mantenha ou seja reforçada", a partir de 29 de março. 

Assim, a operação para o Pico, abrangida por obrigações de serviço público, que era de um voo semanal, passa a "dois ou mais voos por semana assegurados pela SATA", enquanto, no caso da Horta (Faial), "havia quatro voos assegurados pela TAP e passa a haver cinco ou mais assegurados pela SATA", explicou. 

O governante disse que "a SATA e a TAP olharam para os meios que tinham disponíveis face ao crescimento que a TAP tem tido em outras rotas e assumiram o compromisso de fazer uma otimização de meios aéreos, o que não tem nenhum impacto para as populações, porque o preço das ligações para os residentes e estudantes está fixado por lei". 

Após o final do mês, duas rotas entre os Açores e o continente serão liberalizadas (voos de e para São Miguel e Terceira), mas outras três mantêm obrigações de serviço público (Faial, Pico e Santa Maria).

Contactada pela Lusa, fonte oficial da transportadora aérea disse na terça-feira que a administração da empresa "tem estado em contacto com as autoridades regionais e locais, mantendo-as a par de como se perspetiva a operação" da companhia "para os Açores no âmbito das novas obrigações de serviço público" e que, "logo que fique absolutamente definido o desenho global de toda a operação, a TAP informará o público".

Quanto a Santa Maria, a TAP já não voa para a ilha há vários anos, sendo a SATA que transporta, em regime de 'code-share' (partilha de voos) os passageiros da companhia aérea nacional.

No início de janeiro, o presidente do Conselho de Administração da SATA, Luís Parreirão, afirmou que, se houver um "eventual desinvestimento" da TAP nos Açores, a companhia aérea açoriana tem "capacidade de resposta" para compensar.

Atualmente, só a SATA e a TAP voam para os Açores.

As 'low cost' Ryanair e easyJet começam a voar para São Miguel, uma das rotas liberalizadas, a partir de abril.



Lusa
  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.