sicnot

Perfil

País

Distrito de Faro sob aviso amarelo devido a ondas de cinco metros

De acordo com a informação do IPMA, o sul de Portugal continental vai estar sob aviso amarelo, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 06:00 de hoje e as 15:00 de sábado.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Apesar do aviso amarelo para o distrito de Faro, as barras marítimas algarvias encontram-se abertas a toda a navegação.

As barras de Esposende, Póvoa do Varzim e São Martinho do Porto estão hoje fechadas à navegação e outras duas condicionadas devido à previsão de agitação marítima, informou a Marinha portuguesa.

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, as três barras estão fechadas a toda a navegação.

Já a barra de Vila do Conde está condicionada, com a Marinha a aconselhar as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros, a praticar a barra no período compreendido entre as duas horas antes e após a preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

Quanto à barra da Figueira da Foz, a Marinha condicionou-a a embarcações com comprimento inferior a 11 metros. 

Apesar de estar sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de altura significativa de ondas, o distrito de Faro não tem nenhuma barra marítima fechada.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade por nuvens altas na região sul, com o vento a soprar fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte com rajadas da ordem dos 60 km/h no litoral a sul do Cabo Carvoeiro até meio da tarde.

Está igualmente previsto um acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada nas regiões do interior norte e centro, onde as temperaturas máxima e mínima também vão descer um pouco.

Quanto às temperaturas para o dia de hoje, vão oscilar entre os menos um  grau centígrado de mínima na Guarda, que deverá chegar aos 10 de máxima e os nove de mínima e os 20 de máxima em Leiria.

Lisboa, Faro, Évora e Viana do Castelo têm previsões de 18 graus de máxima e oito de mínima, enquanto Coimbra, Braga e Porto devem chegar aos 19 de máxima.  Em Vila Real estão previstos 15 graus de máxima (dois de mínima), Bragança 13 de máxima e zero de mínima. Mais a sul, Beja deverá chegar aos 19, menos um em Faro, com 18 de máxima (13 de mínima) e 17 para Sagres (11 de mínima).

Para os Açores, cujo céu estará geralmente muito nublado, com períodos de chuva em especial durante a madrugada e manhã, as temperaturas vão oscilar entre os 14 de mínima e os 16 de máxima em Santa Cruz das Flores e Ponta Delgada e os 17 graus de máxima na Horta e Angra do Heroísmo.


Lusa

  • Meryl Streep mais uma vez candidata a um Óscar

    Óscares 2017

    Aos 67 anos, Meryl Streep soma mais uma nomeação para aqueles que são os prémios mais cobiçados de Hollywood. A atriz foi nomeada pela interpretação em "Florence, Uma Diva Fora de Tom". Esta é vigésima vez que a Academia reconhece o trabalho da atriz, que já levou o Óscar para casa três vezes.

    Miguel Domingos

  • Polanski recusa presidir aos "César" por caso de violação em 1977
    1:55

    Cultura

    Roman Polanski já não vai presidir à cerimónia dos prémios César, o equivalente aos Óscares em França. A decisão de se afastar foi tomada esta terça-feira pelo próprio cineasta, na sequência da polémica em que se viu envolvido assim que foi convidado. Em 1977, Polanski foi acusado de ter violado uma adolescente de 13 anos, na Califórnia, declarando-se culpado. O realizador foi agora pressionado por associações feministas, redes sociais e pela ministra francesa dos direitos das mulheres. O diretor do Festival de Cannes Thierry Fremaux diz que falou com o realizador e acha que não é necessário "adicionar mais problemas ao problema".

  • Marcelo quer fazer mais e melhor no segundo ano de mandato
    0:48
  • "Andem lá com isso!"
    0:42
  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.