sicnot

Perfil

País

Distrito de Faro sob aviso amarelo devido a ondas de cinco metros

De acordo com a informação do IPMA, o sul de Portugal continental vai estar sob aviso amarelo, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 06:00 de hoje e as 15:00 de sábado.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Apesar do aviso amarelo para o distrito de Faro, as barras marítimas algarvias encontram-se abertas a toda a navegação.

As barras de Esposende, Póvoa do Varzim e São Martinho do Porto estão hoje fechadas à navegação e outras duas condicionadas devido à previsão de agitação marítima, informou a Marinha portuguesa.

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, as três barras estão fechadas a toda a navegação.

Já a barra de Vila do Conde está condicionada, com a Marinha a aconselhar as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros, a praticar a barra no período compreendido entre as duas horas antes e após a preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

Quanto à barra da Figueira da Foz, a Marinha condicionou-a a embarcações com comprimento inferior a 11 metros. 

Apesar de estar sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de altura significativa de ondas, o distrito de Faro não tem nenhuma barra marítima fechada.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade por nuvens altas na região sul, com o vento a soprar fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte com rajadas da ordem dos 60 km/h no litoral a sul do Cabo Carvoeiro até meio da tarde.

Está igualmente previsto um acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada nas regiões do interior norte e centro, onde as temperaturas máxima e mínima também vão descer um pouco.

Quanto às temperaturas para o dia de hoje, vão oscilar entre os menos um  grau centígrado de mínima na Guarda, que deverá chegar aos 10 de máxima e os nove de mínima e os 20 de máxima em Leiria.

Lisboa, Faro, Évora e Viana do Castelo têm previsões de 18 graus de máxima e oito de mínima, enquanto Coimbra, Braga e Porto devem chegar aos 19 de máxima.  Em Vila Real estão previstos 15 graus de máxima (dois de mínima), Bragança 13 de máxima e zero de mínima. Mais a sul, Beja deverá chegar aos 19, menos um em Faro, com 18 de máxima (13 de mínima) e 17 para Sagres (11 de mínima).

Para os Açores, cujo céu estará geralmente muito nublado, com períodos de chuva em especial durante a madrugada e manhã, as temperaturas vão oscilar entre os 14 de mínima e os 16 de máxima em Santa Cruz das Flores e Ponta Delgada e os 17 graus de máxima na Horta e Angra do Heroísmo.


Lusa

  • Primeiro-ministro agradece sacrifícios dos portugueses
    0:46

    Economia

    O primeiro-ministro diz que os números do INE em relação ao défice de 2016 são prova de que havia uma alternativa e deixou uma palavra de agradecimento aos portugueses. As declarações de António Costa foram feiras aos jornalistas em Roma, onde se encontra para assinalar no sábado os 60 anos da União Europeia.

  • Jerónimo diz que UE vai continuar a causar constrangimentos a Portugal
    0:35

    Economia

    Esta sexta-feira na inauguração de uma exposição em Almada que denuncia a precariedade dos postos de trabalho, Jerónimo de Sousa falou sobre o défice de 2016. Para o secretário-geral do PCP, apesar do Governo ter ido além do exigido por Bruxelas, a União Europeia vai continuar a impedir Portugal de crescer.

  • Enfermeiros desconvocam greve

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desconvocou esta sexta-feira a greve geral nacional marcada para quinta e sexta-feira da próxima semana, anunciou o presidente da estrutura, justificando com os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33

    País

    O Comissário Europeu da Saúde defende uma proibição total do consumo de tabaco no espaço público. Esta e outras medidas foram defendidas, ontem, na Conferência Tabaco e Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

  • Visitar o Titanic vai custar 97 mil euros por pessoa

    Mundo

    Uma viagem a bordo do Titanic em 1912 era considerada uma viagem de luxo. Mais de 100 anos depois, continua a ser um luxo visitar o Titanic. Em 2018, vai ser possível conhecer os restos daquele que em tempos foi o maior navio do mundo. Contudo, nem todos vão poder fazê-lo, pois a viagem irá custar cerca de 97 mil euros por pessoa.