sicnot

Perfil

País

Empresário chinês arguido no caso dos Vistos Gold com medida de coação alterada

Zhu Xiaodon, arguido no processo dos Vistos Gold, vai aguardar julgamento em casa com uma pulseira eletrónica. O Tribunal da Relação indeferiu parcialmente o recurso que Xiaodon tinha apresentado que pedia que o arguido deixasse a prisão e aguardasse julgamento em liberdade. 

SIC

Por decidir está ainda o recurso da prisão domiciliária do ex-diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF), Manuel Jarmela Palos, e do antigo presidente do Instituto de Registos e Notariados (IRN), António Figueiredo, em prisão preventiva. 

Este caso envolve também a ex-secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes, Jaime Gomes, sócio-gerente da empresa JMF Projects and Business, os funcionários do IRN Paulo Eliseu, Paulo Vieira, José Manuel Gonçalves e Abílio Silva, entre outros. 

A 18 de novembro, 11 pessoas foram detidas no seguimento da "Operação Labirinto", relacionada com a aquisição de vistos "gold". Esta operação investiga indícios de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagens, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influências.
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47