sicnot

Perfil

País

Nuno Crato recusa eliminação de exames nacionais no acesso ao ensino superior

O ministro da Educação, Nuno Crato, rejeitou, hoje, em Viana do Castelo, a eliminação dos exames nacionais de acesso ao ensino superior e adiantou que "está a analisar" a proposta dos Politécnicos para o ingresso de candidatos.

Lusa

"Não está em causa, de forma alguma, não se realizarem exames nacionais. O que acontece é que há uma proposta [dos Politécnicos] no sentido de que o peso dos exames e da classificação interna da prova de acesso seja diferente daquele que existe atualmente" sustentou Nuno Crato.

O ministro, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia de tomada de posse da nova direção do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), escusou-se a falar mais sobre o assunto, declarando que é aquela proposta que está a ser analisada.

"É essa proposta que foi apresentada e é essa só proposta que estamos a discutir. Não iríamos discutir a eliminação dos exames nacionais, de forma alguma", frisou.

Também o presidente IPVC, Rui Teixeira, hoje reconduzido no cargo que ocupa há uma década, garantiu que o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) "nunca propôs a abolição dos exames de acesso ao ensino", mas que "fosse encontrada a média entre a avaliação do ensino secundário, e a nota daquela prova de acesso".

"Se um aluno tem 13 valores a matemática durante três anos do ensino secundário e tirou sete valores no exame nacional, que lhe seja dado um dez para que possa entrar no ensino superior, como se faz de na maior parte dos países da Europa", explicou Rui Teixeira.  










Lusa
  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".