sicnot

Perfil

País

Ministra reúne-se hoje com sindicatos da PSP para apresentar estatuto profissional

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, reúne-se hoje, pela primeira vez, com todos os sindicatos da Polícia de Segurança Pública, para apresentar as alterações ao estatuto profissional da PSP.

TIAGO PETINGA

A reunião conjunta com os 14 sindicatos da PSP realiza-se às 16:30 no Ministério da Administração Interna (MAI) e, na agenda, consta a apresentação da proposta do Governo ao estatuto profissional, documento há muito prometido pelo executivo.


Uma das novidades passa por a PSP deixar de estar incluída na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, permitindo esta exceção, segundo o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), Paulo Rodrigues, "adequar o estatuto às necessidades reais dos polícias e da instituição PSP".


O presidente do sindicato mais representativo da PSP disse à agência Lusa que os polícias querem ver contemplados no estatuto novas regras para a pré-aposentação e para a progressão na carreira, que deve ser feita com base na experiência e no tempo de profissão.


Paulo Rodrigues adiantou que o Governo e o MAI têm agora "uma excelente oportunidade" para reconhecer a profissão de polícia de risco e de desgaste rápido.


Os horários de trabalho e os suplementos são outras questões a ter em conta nas alterações ao estatuto profissional, que foi revisto pela última vez em 2010.


A ministra da Administração Interna afirmou que as alterações ao estatuto vão "resultar numa estabilização duradoura, imprescindível para a atuação" das forças de segurança, esperando que se possa encontrar uma "solução satisfatória" e um "consenso".


Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.