sicnot

Perfil

País

Ministra reúne-se hoje com sindicatos da PSP para apresentar estatuto profissional

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, reúne-se hoje, pela primeira vez, com todos os sindicatos da Polícia de Segurança Pública, para apresentar as alterações ao estatuto profissional da PSP.

TIAGO PETINGA

A reunião conjunta com os 14 sindicatos da PSP realiza-se às 16:30 no Ministério da Administração Interna (MAI) e, na agenda, consta a apresentação da proposta do Governo ao estatuto profissional, documento há muito prometido pelo executivo.


Uma das novidades passa por a PSP deixar de estar incluída na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, permitindo esta exceção, segundo o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), Paulo Rodrigues, "adequar o estatuto às necessidades reais dos polícias e da instituição PSP".


O presidente do sindicato mais representativo da PSP disse à agência Lusa que os polícias querem ver contemplados no estatuto novas regras para a pré-aposentação e para a progressão na carreira, que deve ser feita com base na experiência e no tempo de profissão.


Paulo Rodrigues adiantou que o Governo e o MAI têm agora "uma excelente oportunidade" para reconhecer a profissão de polícia de risco e de desgaste rápido.


Os horários de trabalho e os suplementos são outras questões a ter em conta nas alterações ao estatuto profissional, que foi revisto pela última vez em 2010.


A ministra da Administração Interna afirmou que as alterações ao estatuto vão "resultar numa estabilização duradoura, imprescindível para a atuação" das forças de segurança, esperando que se possa encontrar uma "solução satisfatória" e um "consenso".


Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.