sicnot

Perfil

País

Ministra reúne-se hoje com sindicatos da PSP para apresentar estatuto profissional

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, reúne-se hoje, pela primeira vez, com todos os sindicatos da Polícia de Segurança Pública, para apresentar as alterações ao estatuto profissional da PSP.

TIAGO PETINGA

A reunião conjunta com os 14 sindicatos da PSP realiza-se às 16:30 no Ministério da Administração Interna (MAI) e, na agenda, consta a apresentação da proposta do Governo ao estatuto profissional, documento há muito prometido pelo executivo.


Uma das novidades passa por a PSP deixar de estar incluída na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, permitindo esta exceção, segundo o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), Paulo Rodrigues, "adequar o estatuto às necessidades reais dos polícias e da instituição PSP".


O presidente do sindicato mais representativo da PSP disse à agência Lusa que os polícias querem ver contemplados no estatuto novas regras para a pré-aposentação e para a progressão na carreira, que deve ser feita com base na experiência e no tempo de profissão.


Paulo Rodrigues adiantou que o Governo e o MAI têm agora "uma excelente oportunidade" para reconhecer a profissão de polícia de risco e de desgaste rápido.


Os horários de trabalho e os suplementos são outras questões a ter em conta nas alterações ao estatuto profissional, que foi revisto pela última vez em 2010.


A ministra da Administração Interna afirmou que as alterações ao estatuto vão "resultar numa estabilização duradoura, imprescindível para a atuação" das forças de segurança, esperando que se possa encontrar uma "solução satisfatória" e um "consenso".


Lusa

  • Presidente do Conselho Europeu admite divergências com Trump

    Mundo

    O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu hoje que a reunião mantida em Bruxelas com o presidente norte-americano, Donald Trump, permitiu constatar pontos de concordância em várias áreas, mas também de discordância noutras, como clima, comércio e Rússia."

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Mexicana vence ultramaratona a correr de sandálias e de saia

    Desporto

    Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.

    SIC

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08