sicnot

Perfil

País

Passos sabia que dívida real à Segurança Social era superior à cobrada, avança o Expresso

Pedro Passos Coelho sabia que tinham ficado por regularizar 26 meses de descontos porque na conta corrente da Segurança Social de Passos havia um total de 58 meses correspondentes ao período em que foi trabalhador independente. A garantia é do Expresso. O jornal indica que entre novembro de 1999 e agosto de 2004 a dívida total de Passos era de cerca de 7.500 euros, correspondentes aos tais 58 meses.

(AP/ Arquivo)

(AP/ Arquivo)

AP/ Francisco Seco

O valor, que podia ser liquidado por Multibanco já com entidade e referência era a simulação de nota de pagamento feita dentro do sistema informático da segurança social, gerado a partir do histórico de contribuições do primeiro-ministro.

 

Ao Expresso, Passos confirmou agora que descontou como trabalhador independente entre 2000 e 2003. Mas o que pagou em fevereiro passado foram 3900 euros já que tinha sido esse o valor indicado pelos serviços da Segurança Social, apesar de saber que cumpriu funções por um período superior ao cobrado.

 

A diferença entre o valor cobrado e o total da dívida é explicado pelos problemas que se registaram na base de dados dos trabalhadores independentes. O sistema criado em 2007 excluiu, por defeito, as dívidas a partir de 2002 por estarem prescritas.


 

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.