sicnot

Perfil

País

Presidente da República apela a medidas urgentes para travar a erosão costeira

O Presidente da República defendeu hoje que é "urgente" adotar medidas preventivas e defensivas para travar a erosão costeira, apelando à elaboração de mapas de risco a nível local e à sua incorporação nos planos diretores municipais.

JOS\303\211 COELHO

Cavaco Silva, que falava em Esposende, onde inaugurou a requalificada praia de S. Bartolomeu do Mar, sublinhou que as medidas são inevitáveis mas "podem ser impopulares", pelo que "deverão ser acompanhadas por uma pedagogia paciente, clara e objetiva".

"É fundamental que o apelo à adoção de medidas preventivas e defensivas deixe de ser visto como uma excentricidade de ambientalistas e de investigadores do fenómeno [da erosão]", referiu.

O Presidente da República lembrou que a erosão tem modificado "de forma notória" muitas paisagens e põe em perigo habitações e vias de comunicação.

"Impõe-se a elaboração de mapas de risco a nível local e a sua incorporação nos planos diretores municipais (PDM) dos municípios do litoral", defendeu.

Disse ainda que este procedimento deverá acautelar "não tanto a realidade expectável na próxima década, mas a realidade do século ou, pelo menos, dos próximos 50 anos".

Para Cavaco Silva, as ações de proteção da costa terão de passar por demolições, como o foi caso de S. Bartolomeu do Mar, em que foram demolidas 27 construções em zona de risco, mas também por mudança de hábitos das populações.

A requalificação da praia de S. Bartolomeu do Mar significou um investimento de cerca de 3 milhões de euros.

Na sua intervenção, Cavaco Silva disse ainda que um "melhor ordenamento" do território, com centros das localidades reabilitados e "onde volte a haver vida", deve ser uma prioridade dos decisores políticos.

"A dispersão da construção no nosso país e o reduzido peso que, até agora, tem assumido a reabilitação urbana resultam hoje na existência não apenas de um número de fogos habitacionais muito superior ao necessário para a nossa população, mas, sobretudo, de centros históricos vazios, abandonados e, não raras vezes, descaracterizados", afirmou.

Lusa
  • PR diz que já se sente o cheiro de pré-campanha ao comentar dívidas de Passos
    1:32

    País

    O Presidente da República diz que já se sente o cheiro de pré-campanha eleitoral e avisa que não entra em lutas político-partidárias. Cavaco Silva comentou assim, pela primeira vez, o caso das dívidas do primeiro-ministro à Segurança Social. O Presidente diz que Passos Coelho deu as explicações que entendeu dar e também as deu ao Chefe de Estado.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16