sicnot

Perfil

País

Mais de 1300 já recebem medicação inovadora para hepatite C

Já são mais de 1300 os doentes a receber tratamento para hepatite C. Além dos que já estão a ser tratados, há aprovação para avançar com o tratamento de outros 1700 doentes. Em entrevista à TSF, o presidente do Infarmed diz que os pedidos estão a ser aprovados com rapidez e que é possível ter acesso à medicação inovadora em menos de uma semana. 

SIC

Eurico Castro Alves sublinha que o cenário é muito diferente do que se via há um mês, quando uma doente morreu por falta de tratamento. 

Em Portugal existem cerca de 13 mil doentes com hepatite C, a maioria não precisa do medicamento inovador que começou a ser disponibilizado gratuitamente há cerca de um mês.
  • Acordo para tratamento da hepatite C
    2:21

    País

    Está concluído o acordo entre Governo e laboratório sobre o medicamento que cura a hepatite C. É comparticipado a 100% pelo Estado. A sinalização dos doentes é obrigatória desde janeiro.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.