sicnot

Perfil

País

Petição pela requalificação do Conservatório já ultrapassa as quatro mil assinaturas

A petição em defesa do Conservatório Nacional, lançada na sexta-feira à noite, ultrapassou hoje as 4.000 assinaturas, o número necessário à discussão em plenário, depois de validadas as subscrições pelos serviços da Assembleia da República.

(arquivo)

(arquivo)

LUSA

A adesão ultrapassou as expectativas dos autores da iniciativa, a comissão de luta criada na Escola de Música do Conservatório Nacional para exigir uma intervenção urgente de requalificação do edifício.

"A nossa expectativa era ter as 4.000 assinaturas até quarta-feira, dia da visita dos deputados da Comissão de Educação" ao Conservatório, disse à agência Lusa a presidente da Associação de Pais, Elsa Maurício Childs.

"Neste momento, é a segunda petição mais ativa no 'site' - Petição Pública -, a seguir à que pede a demissão do primeiro-ministro", Pedro Passos Coelho, acrescentou.

A petição vai continuar 'online' porque os autores querem garantir "uma larga margem" de assinaturas que acautele que foram reunidas as 4.000 subscrições válidas.

Entretanto, mantêm-se todas as ações programadas para chamar a atenção para a necessidade de restaurar o edifício, situado no perímetro classificado do Bairro Alto, e que se encontra em avançado estado de degradação.

Mantém-se também o pedido de audiência ao ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

Depois de uma vistoria da Câmara Municipal de Lisboa, foram encerradas 10 salas por questões de segurança.

Na semana passada, o ministro da Educação afirmou que as obras estavam prestes a avançar, nomeadamente a recuperação do telhado, que será o problema mais urgente.

A escola, porém, ainda continuava a aguardar os orçamentos que foi incumbida de pedir pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.

A comunidade escolar reclama uma intervenção de fundo no edifício, que se degrada há vários anos, mas só obteve autorização para reparações mais urgentes, que não incluem o sistema elétrico, "que também está em risco", segundo a mesma fonte.

Na quarta-feira, os deputados da comissão de Educação vão visitar as instalações.

Entre quinta-feira e sábado estão agendados concertos de protesto e uma marcha musical entre o Largo de Camões e a Praça dos Restauradores, com passagem pelo Chiado e pelo Rossio.


Lusa
  • Vigília no Conservatório para exigir obras
    1:49

    Cultura

    Pais , professores e alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional estiveram em vigília, toda a noite, nas instalações deste estabelecimento de ensino. Voltam a alertar para a necessidade de obras urgentes no edifício.

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.