sicnot

Perfil

País

Primeira semana de março com 424 fogos, 212 só no fim de semana

A primeira semana de março registou 424 incêndios em Portugal, com 212 a ocorrerem só no último fim de semana, de acordo com os dados hoje divulgados na página da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Sábado foi o dia em que mais fogos foram registados em território nacional, 108, nos quais estiveram envolvidos 904 operacionais e 263 veículos, enquanto no domingo se registaram menos quatro ocorrências (104), mas o número de bombeiros envolvidos foi superior (1.156), assim como o de veículos (314).

As temperaturas máximas dos últimos três dias acima dos 20 graus centígrados, a anteceder a primavera, que terá início dia 20, podem estar na origem dos pequenos incêndios que deflagraram um pouco por todo o território nacional.

Na passada sexta-feira, dia 06, registaram-se 91 ocorrências, que foram combatidas por 754 homens, apoiados por 221 veículos, tendo sido necessário a ajuda de um meio aéreo no combate a um incêndio.

O dia 03 de março foi, até ao momento, aquele em que se registaram menos incêndios, com apenas seis ocorrências, para as quais foram destacados 81 bombeiros e 25 veículos de combate.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00

    País

    Qual o futuro do planeta? O desperdício alimentar. A relação do homem com os animais. São estes alguns dos temas da cimeira da National Geographic que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa. Entre os oradores está Jane Goodall, a primeira cientistas a estudar chimpanzés selvagens.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.